A Tesla está fazendo um recall de quase 1,1 milhão de veículos nos EUA devido a um problema de segurança verificado nas janelas automáticas de alguns modelos, que podem fechar muito rápido e prender os dedos dos seus ocupantes.
Depois de Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviária dos EUA (NHTSA) ter considerado o defeito como uma violação dos padrões de segurança, a fabricante de veículos elétricos enviou uma carta, na quarta-feira (21), ao órgão regulador da segurança do trânsito, comunicando que a falha será resolvida com uma atualização de software over-the-air do sistema de reversão automática da janela.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O recall abrange alguns veículos 2017-2022 do Model 3, 2020-2021 do Model Y e 2021-2022 do Model S e do Model X. Tratado pela montadora com um simples bug de software, o problema será resolvido com um alerta de atualização que chegará aos aplicativas e telas dos proprietários dos veículos afetados, sem necessidade de visita à assistência técnica.
O que disse a Tesla?
The terminology is outdated & inaccurate. This is a tiny over-the-air software update. To the best of our knowledge, there have been no injuries.
— Elon Musk (@elonmusk) September 22, 2022
Com um histórico de desentendimentos com os órgãos reguladores federais – a quem chama de "fun police" –, o CEO Elon Musk criticou o uso do termo "recall" para definir o problema. "A terminologia está desatualizada e imprecisa. Esta é uma pequena atualização de software over-the-air. Até onde sabemos, não houve feridos", tuitou o bilionário.
Os recalls anteriores determinados pela fun police, que, em português, pode ser traduzido como "politicamente corretos" ou "desmacha-prazeres", foram atribuídos a falhas em câmeras de ré, travas do capô, lembretes do cinto de segurança e software de som.
A Tesla reconheceu que já estava ciente do problema com as janelas automáticas desde agosto, quando os detectou durante testes de produção. Com isso, todos os veículos fabricados após 13 de setembro já serão entregues com o software já atualizado. Os donos de carros com as janelas bugadas receberão notificações formais a partir de 15 de novembro.
Categorias