Depois de lançar em março do ano passado duas eBikes – a Sport e a Cross –, junto ao seu esportivo Taycan Cross Turismo, a montadora Porsche parece estar focada no mercado de bicicletas elétricas. Em novembro, a montadora austríaca com sede na Alemanha assumiu o controle da empresa de mountain bikes portuguesa Greyp. Já na semana passada (10), a companhia anunciou a aquisição de uma participação na alemã Fazua GmbH.
Embora não seja conhecida por lançar modelos próprios de bicicletas, a fabricante é a criadora do FAZUA Drive System, um sistema de motor elétrico removível que equipa hoje pelo menos 40 marcas diferentes de ebikes, como Bosch, Brose, Bafang, Shimano e Yamaha. O equipamento dá aos ciclistas a possibilidade de retirar a bateria e o motor de sua bicicleta quando estiverem interessados em simplesmente pedalar.
Fonte: Fazua/Divulgação.Fonte: Fazua
Futura geração de ebikes Porsche
Em seu site, a Porsche explicou estar adquirindo inicialmente 20% das ações da Fazua por um valor não revelado, com a opção de compra futura de mais ações, o que permitirá que a fabricante de veículos de Stuttgart assume majoritariamente a startup. A Fazua funciona na cidade de "Ottobrunn, perto de Munique, foi fundada em 2013 e é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de acionamentos leves e compactas", diz o site.
Confirmando que a participação nesse nicho de mercado faz parte de uma estratégia global, a Porsche anunciou também estar firmando parceria com a Ponooc, um fundo de venture capital de Amsterdã direcionado para energia sustentável e soluções de mobilidade. Serão duas joint ventures: uma para "desenvolver, fabricar e distribuir uma futura geração de ebikes Porsche de alta qualidade", e a outra dedicada a soluções tecnológicas em micromobilidade.
Categorias