Apenas uma semana após fazer um recall de 817 mil veículos elétricos nos EUA por uma falha no alerta do cinco de segurança, a Tesla recebeu uma nova determinação nesta quinta-feira (10) da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), e terá que fazer outro recall. Dessa vez, o número de carros envolvido é de 578.607 e o motivo, a função "Boombox", pode estar mascarando os alertas de risco para pedestres.
Como veículos elétricos (VEs) normalmente são mais silenciosos do que os carros com motor a combustão, principalmente em velocidades mais baixas, o Congresso norte-americano aprovou uma legislação que obriga as montadoras daquele tipo de carro a instalar avisos sonoros para pedestres em alto-falantes externos. Esses alertas, que são reproduzidos quando o veículo trafega a menos de 30 km/h, buscam evitar lesões a pedestres, ciclistas e cegos.
Fonte: Surprising_Shots/Pixabay/Reprodução.Fonte: Surprising_Shots/Pixabay
Como a Boombox atrapalha os alertas sonoros?
A função Boombox, uma espécie de buzina personalizada, foi lançada em dezembro de 2020 e utiliza o mesmo alto-falante do Sistema de Alerta a Pedestres (PWS). No mês seguinte, a NHTSA emitiu um pedido de informações, mas a empresa de Elon Musk afirmou que não tinha conhecimento de nenhum tipo de acidente, lesão ou morte relacionados ao assunto.
Em setembro do ano passado, depois que a Tesla lançou uma atualização da Boombox com sons inusitados (como berro de bode e som de peido), a NHTSA voltou à carga e, mesmo com a montadora da Califórnia defendendo a conformidade do seu equipamento, acabou concordando com um recall após dois dias de reuniões no início deste ano.
Até que o chamamento dos veículos ocorra, a Tesla ainda distribuirá uma atualização de software over-the-air (OTA) para desativar os sons da Boombox nos modos Drive, Neutral e Reverse. Os veículos atingidos pelo novo recall de mascaramento dos alertas sonoros a pedestres são os Model S 2020-2022, Model X, Model Y e Model 3 2017-2022.
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