A montadora Ford e a plataforma de transporte e caronas Lyft anunciaram nesta quarta-feira (21) uma parceria para disponibilizar veículos autônomos na região de Miami até o final de 2021. A aliança conta ainda com a Argo AI, uma plataforma de autonomia veicular que atua junto com a Ford no desenvolvimento dos carros.
O projeto será implementado a partir de um sistema de táxis autônomos e é a primeira vez em que empresas diferentes contribuem com as próprias especializações para o processo completo de autonomia — ou seja, a tecnologia de sensores, aplicativo de transporte e o veículo em si.
O carro é chamado por aplicativo e só roda em determinados pontos da cidade.Fonte: Ford
A cidade norte-americana de Miami será a primeira a receber o serviço ao final de 2021, com a expansão já programada para Austin, no estado do Texas, no início de 2022.
Nem todas as áreas da região estarão liberadas para transporte autônomo neste primeiro momento, mas uma frota de 1 mil automóveis está programada para ganhar as ruas nos próximos cinco anos. Testes na capital Washington já estão em andamento e ela deve ser a terceira da fila.
Tudo conectado
Para auxiliar na implementação da tecnologia, a Ford vai fornecer suporte comercial, abastecimento e limpeza como parte das operações, além de trabalhar com autoridades locais para otimizar o uso da frota. O prazo da montadora definido ainda em 2016 era de colocar veículos autônomos nas ruas neste ano, sendo que a aliança com a Lyft também já é antiga.
Como parte da colaboração, a Argo IA usará os dados dos clientes da Lyft para melhorar cada vez mais o sistema de autonomia, além de ampliar a precisão de sensores e funções do piloto automático. Por outro lado, a empresa de transportes terá direito a 2,5% do valor de licenciamento e uso de dados.
Fontes
Categorias