A montadora Tesla prometeu liberar a rede de estações de recarga Supercharger para outros modelos de carros elétricos ainda em 2021. A estimativa chega pouco tempo após a companhia revelar a colaboração com outras montadoras em um documento oficial, em junho.
A confirmação veio por meio do CEO da empresa, Elon Musk, em resposta a um seguidor no Twitter. Por enquanto, não há uma previsão exata, nem detalhes sobre quais serão as estações disponibilizadas e que tipo de veículos ganharão a compatibilidade. Entretanto, ele garantiu que, com o tempo, todos os países com uma estrutura de Superchargers passarão pela expansão.
Em uma reunião há algumas semanas com um órgão da Noruega, a empresa havia definido um prazo maior: setembro de 2022.
We created our own connector, as there was no standard back then & Tesla was only maker of long range electric cars.
— Elon Musk (@elonmusk) July 20, 2021
It’s one fairly slim connector for both low & high power charging.
That said, we’re making our Supercharger network open to other EVs later this year.
Para justificar a exclusividade até então, Musk citou a padronização da montadora, que utiliza um conector proprietário em alguns modelos de regiões como os Estados Unidos — enquanto na Europa o processo pode ser facilitado pela adoção do padrão nos automóveis da marca. Segundo o executivo, esse componente único só existe porque a empresa foi uma das pioneiras no segmento.
"Nós criamos o nosso próprio conector, já que não havia padrão naquela época e a Tesla era a única fabricante de carros elétricos de longo alcance. É um conector bem fino tanto para baixa quanto para alta potência de recarga", explica o empresário.
Fontes
Categorias