De olho no mercado de picapes elétricas, que terá muitas novidades nos próximos anos, como as aguardadas Tesla Cybertruck e GMC Hummer EV, a Volkswagen também revelou sua intenção de investir nesta concorrida categoria, com o lançamento de dois modelos exclusivamente nos Estados Unidos, a princípio.
Em entrevista ao podcast Autoline After Hours na última sexta-feira (26), o vice-presidente sênior de Marketing de Produto e Estratégia da VW Hein Schafer comentou brevemente sobre os planos da montadora alemã em relação às caminhonetes elétricas, dizendo que a marca deve desenvolver duas versões totalmente novas, sem fazer adaptações de modelos atuais.
O executivo não deu muitos detalhes sobre os futuros lançamentos, mas apontou que a ideia é aproveitar a plataforma MEB, utilizada para o desenvolvimento dos carros com zero emissão de poluentes ID.3 e ID.4, para a criação da nova linha, incluindo uma “caminhonete de tamanho médio ou talvez algo um pouco maior”.
Protótipo da picape Atlas Taroak apresentado pela VW em 2018.Fonte: Carscoop/Reprodução
As futuras picapes elétricas da Volkswagen ainda não têm data para estrear nos EUA, mas quando chegarem deverão competir com as já citadas Cybertruck e a versão elétrica do Hummer. Outras prováveis concorrentes serão a Rivian R1T e as versões totalmente eletrificadas da Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado, também com produção prevista para os próximos anos.
Eletrificando o portfólio
Os planos da montadora em relação aos carros elétricos são bastante ousados. Comprometida em investir na produção de modelos sustentáveis, a marca alemã quer que 70% das suas vendas no mercado europeu sejam de modelos sem motores a combustão até 2030. As metas para os EUA e a China são um pouco mais tímidas, de 50%, no mesmo período.
Para tanto, rumores indicam que a montadora irá lançar uma grande quantidade de novos modelos fabricados sobre a plataforma MEB até o final desta década, eletrificando a maior parte do seu portfólio.