O governo dos EUA estabeleceu a meta de construir mais de 500 mil estações de carregamento para carros elétricos até 2030. Essa é uma das ações da administração de Joe Biden para impulsionar a transição da frota de veículos a diesel para elétricos.
Nesta semana, o presidente norte-americano realizou uma reunião virtual com CEOs de empresas que estão construindo a infraestrutura de carregamento. A princípio, seis concessionárias de energia elétrica vão participar da iniciativa.
Mapa da futura rede de postos de carga rápida nos Estados Unidos.Fonte: American Electric Power/Divulgação
As empresas planejam construir uma “rede perfeita de estações de recarga” na região sul dos Estados Unidos. Os postos estarão situados nas principais rodovias dos estados do sul, estendendo-se até o oeste do Texas e ao norte até Indiana, Ohio e Virgínia.
Apesar de não se tratar de uma joint venture (empreendimento comercial sem caráter definitivo), o objetivo é apresentar uma rede unificada para os clientes. No entanto, cada companhia irá construir e operar as próprias estações.
A iniciativa terá um papel importante na expansão da frota de elétricos nos EUA. Hoje, o número limitado de carregadores rápidos é apontado como o principal impeditivo para os motoristas que desejam trocar um modelo a diesel por um que use energia limpa.
Para eles, o processo de carga das baterias é mais demorado do que reabastecer o tanque de gasolina de um automóvel convencional. Para mais, os proprietários de elétricos precisam fazer desvios maiores no caminho para encontrar uma estação.
A rede SuperCharger da Tesla está presente na maior parte dos estados americanos.Fonte: WikiMedia/Reprodução
Importante apoio das montadoras
Paralelamente a iniciativa do governo americano, as montadoras de veículos elétricos também investem no aumento das estações de carga rápida nos EUA. Por exemplo, a rede SuperCharger da Tesla possui mais de 1.100 postos espalhados no país.
Em 2020, a GM anunciou um projeto para construir 2.700 estações nos próximos cinco anos. No fim, essas ações colaboram para a popularização dos modelos elétricos.
Fontes
Categorias