A startup norte-americana Ample inaugurou três estações autônomas para a troca de bateria de veículos elétricos nesta semana. Acessível a todos os modelos, o processo é realizado em apenas 10 minutos.
Sem a necessidade do motorista sair do carro, a troca é realizada com a ajuda de robôs. Ao conectar-se à estação através de um app para celular, eles entram embaixo do automóvel e substituem a bateria sem carga por outra completamente carregada.
Modelo de estação autônoma desenvolvida pela Ample.Fonte: Ample/Divulgação
A estação desenvolvida pela Ample pode ser instalada em qualquer lugar próximo a uma fonte de energia. Além disso, sua estrutura móvel não exige a perfuração do pavimento ou outra construção permanente para o funcionamento.
A área para recarga ocupa o espaço de duas vagas de estacionamento. Além de abrigar os robôs que realizam as trocas de baterias, no interior há um local para o armazenamento e carga das peças de reposição.
Ao realizar o processo em 10 minutos, o projeto da Ample se mostra mais eficiente do que uma estação “plug-in”, especialmente as mais rápidas. Isso porque a estrutura pode carregar as baterias fora do horário de pico, quando a demanda de energia está baixa.
Para uma breve comparação, as estações plug-in de carregamento rápido costumam ter longas filas em horários de pico. Além disso, o processo de recarga de uma bateria vazia até alcançar 80% de carga dura em média 30 minutos.
Modelo inspirado na China
Apesar de parecer estranho, a “carga” por troca de bateria em carros elétricos é bastante comum na China. Além das 452 estações semelhantes ao projeto da Ample espalhadas em todo o país, o governo prometeu construir novas áreas em seu plano de infraestrutura.
Para mais, a consultoria de mercado P&S Intelligence descobriu que os modelos que são carregados por troca de bateria têm uma vida útil 25% maior do que aqueles conectados diretamente. Fator que incentiva muitos motoristas a adotarem essa prática.
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