Em outubro deste ano, o youtuber norte-americano Rich Benoit iniciou um projeto para converter um BMW Mini em um veículo elétrico. Para isso, ele estipulou um orçamento de US$ 5 mil para realizar as adaptações no modelo encontrado em um ferro-velho.
Surpreendentemente, Benoit conseguiu realizar a "reciclagem" completa com um valor muito menor do que o esperado. Ao vender diversas peças originais do carro, ele conseguiu fazer uma grande economia e gastou apenas US$ 2.815 mil no processo.
Rich Benoit encontrou o antigo BMW Mini em um ferro-velho.Fonte: YouTube/Reprodução
Para converter o antigo Mini em um carro totalmente elétrico, Benoit fez diversas modificações no veículo. Por exemplo, ele retirou os bancos traseiros e instalou uma bateria extra do Chevrolet Volt.
No caso, a decisão também está relacionada com a estabilidade do carro. Como explica o especialista em modificações, sem a segunda bateria para fazer contrapeso na parte de trás, o modelo poderia capotar caso sofresse uma colisão traseira.
Ao manter o câmbio original do Mini, o youtuber teve que se adaptar ao torque do motor elétrico. Diferente dos modelos a gasolina, em que os motoristas usam a segunda marcha para ganhar velocidade, isso acontece com a primeira marcha nos elétricos.
O processo de adaptação foi registrado em vídeos para o canal Rich Rebuilds.Fonte: YouTube/Reprodução
Um carro elétrico para competições amadoras
Em recente vídeo publicado no YouTube, Rich Benoit revelou o desejo de levar o carro para participar das 24 Horas de "LeMons", evento com modificados realizado nos EUA. O que explica todo o cuidado com a bateria extra e com o domínio do câmbio.
Por fim, o youtuber frisa que o projeto teve um valor extremamente baixo porque ele e os colegas trabalharam sozinhos na reforma. Caso o contrário, uma mão de obra especializada tornaria o processo muito mais caro.
Confira, em inglês, como Rich Benoit realizou todas as mudanças no BMW Mini:
Fontes
Categorias