Duas grandes empresas chinesas celebraram uma parceria para a produção de um carro elétrico, chamado D1, cujo objetivo foi pensado desde o início da sua produção para o transporte de passageiros, sendo equipado com tecnologias especificamente desenhadas para sua finalidade.
O confortável hatchback verde foi desenvolvido pela Didi Chuxing, uma das principais concorrentes internacionais do Uber (e dona da 99 brasileira), com a fabricante chinesa de veículos BYD Auto. O D1 terá uma autonomia de 418 km, conforme determinado pelo NEDC (New European Driving Cycle), protocolo que avalia os níveis de emissão em veículos de passageiros.
A DiDi, como normalmente é chamada a empresa chinesa de transporte por aplicativo, explica que recorreu a um banco de dados com vários feedbacks e dicas de 550 milhões de passageiros cadastrados, até chegar à conclusão de que deveria produzir o seu próprio veículo.
O novo D1
Fonte: Didi Chuxing/BYD/DivulgaçãoFonte: Didi Chuxing/BYD
O D1 tem um visual externo semelhante aos modelos ID.3 e ID.4 da Volkswagen, chamados “Golfs do futuro”: tanto a dianteira, como rodas, formato dos faróis, linha da cintura e teto bicolor. Mas é no interior do veículo que existem alguns diferenciais, que começam com os bancos ergonômicos e as portas automáticas de correr, para facilitar o acesso dos passageiros.
Pensado desde o início como um carro de compartilhamento, o D1 permite que os usuários interajam na sua viagem através de um aplicativo. Para isso, existe uma tela de tamanho médio no painel, e mais duas telas sensíveis ao toque atrás dos encostos de cabeça, para que os passageiros acessem a navegação e definam alguns detalhes, como a temperatura do ar, por exemplo.
Além do conforto para os passageiros, o D1 traz um banco para o motorista confortável e adequado para uso prolongado. O monobloco também é equipado com um sistema de assistência ao motorista de nível 2, que inclui aviso de saída de faixa, frenagem automática e aviso de colisão de pedestres.
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