O governador da Califórnia, Gavin Newsom, registou uma ordem executiva recentemente para banir a venda de carros que usam gasolina ou diesel até 2035. A mudança visa acelerar a transição do estado para veículos 100% elétricos.
O fim das vendas em 15 anos vale para veículos movidos à gasolina como carros menores, incluindo minivans e SUVs. O banimento começa em 2045 para automóveis médios e pesados, como caminhões e também ônibus.
O governo promete flexibilidade para a transição de veículos pesados, como ônibus e caminhõesFonte: CARB
O governador ressaltou que, para automóveis pesados, a ordem será aplicada levando em conta a viabilidade. Além disso, quem possui um veículo movido à gasolina não precisará se desfazer do carro, já que a ordem é voltada para fabricantes. “Você ainda pode manter seus carros de combustão interna”, disse o Newsom. "Você ainda pode trocá-lo, vendê-lo [como usado]."
Crise climática
De acordo com Newsom, a ordem executiva é uma "ação ousada", mas que promete entregar resultados promissores de maneira mais rápida. Em uma publicação no Twitter, o político disse que os carros não deveriam dar asma para as crianças, derreter geleiras ou piorar incêndios florestais, fazendo referência a uma situação que assola o estado há meses.
NEW: We’re facing a climate crisis.
— Gavin Newsom (@GavinNewsom) September 23, 2020
We need bold action.
CA is phasing out the internal combustion engine.°
By 2035 every new car sold in CA will be an emission free vehicle.
Cars shouldn’t give our kids asthma.
Make wildfires worse.°
Melt glaciers.
Or raise sea levels.
"A crise da mudança climática está acontecendo agora, impactando a Califórnia de maneiras sem precedentes, e afetando a saúde e a segurança de também muitos californianos", diz a ordem executiva. "Devemos acelerar nossas ações para mitigar e nos adaptar à mudança climática, e mais rapidamente avançar em direção ao futuro resiliente, com baixo carbono e sustentável."
Segundo Newsom, o setor de transportes representa 50% do carbono emitido na Califórnia. Além de proibir a venda de carros com gasolina a partir de 2035, o governador pretende fechar parcerias com empresas para acelerar a chegada de veículos e opções de abastecimento mais baratas.
Ao todo, a Califórnia conta com 34 fabricantes de carros elétricos registradas atualmente e pretende se tornar uma potência no setor. Uma das montadoras com sede no estado é a Tesla, que recentemente apresentou novidades para o mercado de carros elétricos.
Fontes
Categorias