O governo da Califórnia autorizou o trânsito de carros autônomos leves com fins de teste e entregas comerciais em suas vias públicas. A iniciativa foi regulamentada pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado norte-americano, que irá emitir, a partir de 30 dias, licença específica para apps ou empresas interessadas.
Nesse sentido, a documentação será liberada apenas para carros autônomos de até 4,53 mil kg, com capacidade de conduzir passageiros, picapes de médio porte e vans que transportam mercadorias ou mantimentos. A necessidade, ou não, de um motorista de segurança, em caso de testes, dependerá da categoria de atuação das empresas candidatas.
“A adoção dessas regras significa que os californianos em breve poderão receber entregas de um veículo autônomo, desde que a empresa cumpra todos os requisitos”, disse Steve Gordon, diretor da DMV, em comunicado oficial. “Como sempre, a segurança pública é nosso foco principal”, ressaltou.
A Califórnia abriga hoje os principais apps de passeio e companhias com foco em desenvolvimento de frotas de automóveis sem motoristas, como a General Motors (GM), Uber e Waymo. Como a regra funcionará de maneira limitada, carros autônomos de maior porte continuam proibidos de transitar pelo estado — salvo no caso da subsidiária da Alphabet, que é a única autorizada a realizar testes nesse sentido.