Revelado na última semana com direito a um "vidro inquebrável" despedaçando ao vivo, o Cybertruck da Tesla já fez o seu primeiro grande inimigo na indústria. Graças a uma provocação de Elon Musk e um desafio aceito, a fabricante agora criou uma rivalidade de mercado com a gigante Ford.
Tudo começou no domingo (24), quando Musk postou no Twitter o vídeo de um Cybertruck fazendo "cabo de guerra" contra um Ford F-150. No clipe, com o veículo futurista acelerando contra o rival estacionado, o modelo da Tesla facilmente consegue "guinchar" o concorrente, arrastando ele pela pista.
Confira:
Bring it on https://t.co/pCnln1NdRO
— Elon Musk (@elonmusk) November 25, 2019
Porém, muitas pessoas questionaram esse teste, já que não ficam claras as condições da disputa, inclusive a inclinação da pista. Outra pessoa que não curtiu o resultado foi Sunny Madra, vice-presidente da divisão Ford X.
Também na rede social, ele desafio o executivo. "Ei, Elon Musk, mande para nós um Cybertruck e nós faremos um teste 'de maçãs para maçãs' para você" — expressão utilizada para dizer que ele será feito com ambas as picapes sob as mesmas condições, insinuando que o conteúdo mostrado no vídeo não é verídico.
hey @elonmusk send us a cybertruck and we will do the apples to apples test for you ??????https://t.co/H3v6dCZeV5
— sunny madra (@sundeep) November 25, 2019
Musk aparentemente topou o desafio, respondendo a postagem com um "Pode vir". Será que teremos uma nova rivalidade na indústria automotiva?
Até o cientista deu pitaco
Conhecido por apresentar a nova versão da série "Cosmos" e por desmistificar acontecimentos com a explicação científica, o pesquisador Neil deGrasse Tyson também apareceu no Twitter com a sua versão do teste.
A badass @Tesla looking like it’s doing a badass thing. But if the @Ford F-150 is RWD **with no payload** then weight on the Rear Axle is greatly reduced, offering only mild traction for the Tesla to overcome. This contest is more about the Physics of Friction than Engine Power.
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) November 25, 2019
Segundo ele, à primeira vista, de fato parece que o "Cybertruck durão está fazendo uma coisa durona". Só que tem um porém: se o Ford F-150 está com a tração traseira sem qualquer carga, então o eixo traseiro está muito reduzido, oferecendo apenas uma tração leve para o Tesla superar. Esse desafio é mais sobre a física da fricção do que potência de motor", explicou. Será que teremos um segundo round?
Fontes
Categorias