Aviões com janelas podem ficar no passado, se depender da Emirates. A companhia aérea de Dubai desenvolveu um avião que não tem mais as janelas tradicionais e as substitui por telas de alta resolução que reproduzem uma transmissão em tempo real do vídeo de câmeras apontadas para o lado de fora da aeronave.
A princípio, a ideia pode parecer não ter muito sentido, mas a companhia explica que a retirada das janelas deixa o avião mais leve e diminui as fraquezas estruturais. Com isso, as aeronaves poderiam utilizar menos combustível ou potencialmente chegar aos destinos em menos tempo.
Janelas do avião mostradas na reportagem da BBC.
Em entrevista à BBC, o presidente da companhia Tim Clark disse que as imagens reproduzidas nos testes eram tão boas que seriam até melhores que ver a paisagem a olho nu. A empresa pretende, no futuro, ter uma frota completa de aviões sem janelas.
A mudança parece não trazer nenhum impacto sério para a segurança de quem está viajando. Ela foi aprovada pela Agência Europeia para a Segurança na Aviação, que afirmou não ver nenhum empecilho que não pudesse ser resolvido para garantir um nível de segurança igual ao de aeronaves com janelas.
O maior problema parece mesmo ser fazer as pessoas aceitarem a mudança. Um especialista em aviação ouvido pela BBC explica que as aeronaves já podem ser um ambiente muito claustrofóbico, o que só tende a piorar caso eles não tenham mais janelas. Por enquanto, a novidade só estará disponível na primeira classe de um Boeing 777-300ER da Emirates.
Fontes
Categorias