A Tesla até avisa seus clientes que a tecnologia do Autopilot, responsável por automatizar algumas funções do carro, é experimental e deve ser utilizada de forma limitada. Acidentes fatais resultaram do descumprimento dessa regra e o sistema continua sendo investigado por um caso no qual parece não ter lidado muito bem com a sinalização desgastada de uma rodovia.
Mas parece que nada disso foi suficiente para alertar Bhavesh Patel, dono de um Tesla Model S na cidade de Nottingham, no Reino Unido. O homem foi parado pela polícia local ao ser visto sentado no banco do passageiro enquanto deixava o carro ser guiado sozinho pelo modo Autopilot. Ao ser interrogado pelos oficiais, ele disse que sabia o que estava fazendo, mas confiava na tecnologia “incrível” da Tesla e teve apenas “o azar de ser pego”.
Felizmente, a ideia não terminou em um acidente mais grave, sendo a conta bancária do cidadão a maior prejudicada da história. Além de uma multa de £ 1.800 (R$ 8.550), ele terá que fazer 10 dias de aulas de reabilitação, prestar 100 horas de trabalhos comunitários e não poderá dirigir pelos próximos 18 meses. O vídeo abaixo, divulgado pela polícia, mostra o momento em que o homem foi visto com as mãos longe da direção, que fica no lado direito do carro.
Man pleads guilty to dangerous driving after switching on his car's autopilot and moving over to the passenger seat while travelling along the M1 near #HemelHempstead: https://t.co/GrKppSLVZT pic.twitter.com/JPYgk9eyDM
— Herts Police (@HertsPolice) 27 de abril de 2018
Testemunhas que estavam no local disseram ainda que a estrada estava movimentada, com os automóveis a aproximadamente 60 km/h. Um dos oficiais deu entrevista, afirmando que “o que Patel fez foi terrivelmente irresponsável e poderia facilmente terminar em tragédia”.
Fontes
Categorias