Se você acha que táxis que podem levar pessoas sem motorista voando pelos ares são coisas do futuro, a Airbus quer provar que você está errado. A empresa – famosa por suas enormes aeronaves – realizou dois testes bem-sucedidos com o Alpha One, da equipe Vahana, em Oregon, nos Estados Unidos.
O projeto da Airbus em criar um táxi autônomo voador pretende democratizar voos pessoais usando as mais avançadas tecnologias
De acordo com os relatos, o drone com espaço para passageiros Alpha One realizou um voo não tripulado de maneira completamente autônoma por um período de 53 segundo, atingindo cinco metros de altura. Um segundo teste – esse sem detalhes revelados – teria sido feito e deixado os desenvolvedores muito satisfeitos.
O projeto da Airbus em criar um táxi autônomo voador pretende democratizar voos pessoais usando as mais avançadas tecnologias, como visão de máquina. O veículo é movido à propulsão elétrica e se encaixa na categoria VTOL, que significa que realiza decolagens e pousos verticalmente. O maior desafio da Airbus, agora, é criar e gerenciar com segurança uma rede de veículos desse tipo. Será que falta muito?
Fontes