Os carros autônomos, sem necessidade de motoristas, estão sendo pensados para fazerem entregas há um tempo. Um deles, porém, foi um pouco além na ideia. O carro de uma nova startup chamada Nuro simplesmente não foi feito para se adequar à presença de nenhum ser humano dentro dele. Seu espaço é pensado para apenas carregar coisas.
Isso difere de outras empresas que já trabalham na concretização de transporte de cargas com carros autônomos, principalmente em longas distâncias, mas contando com a possibilidade da presença de um motorista ou passageiros. A ideia aqui se concentra apenas no envio de pacotes menores a compradores, em pequenos trajetos.
A novidade da empresa Nuro é uma van elétrica, com uma estrutura estreita e leve. Sua extensão é de pouco mais de 1 metro, e seu peso está em torno de 680 kg, com um limite máximo de carga de 113 kg. Como mostra a imagem de divulgação acima, só entram ali mesmo as caixas, comida para delivery, flores, entre outros produtos.
No site oficial, enfatiza-se um benefício de não entrarem pessoas neste veículo – a segurança. “Não tendo motorista ou passageiros como motivo de preocupação, o veículo foi desenhado completamente para garantir que aquilo que está por fora esteja ainda mais seguro do que aquilo que está dentro”.
No interior, é possível customizar o veículo com identidade visual de floriculturas e outros serviços que utilizarem esse transporte para suas entregas. No topo, encontram-se os sensores típicos dos carros autônomos, acompanhados de câmeras que auxiliam na condução até seu destino.
Essa novidade tem por trás dois antigos integrantes da equipe do Waymo, divisão de carros autônomos da Google: Dave Ferguson e Jianjun Zhu. A companhia já alcançou um capital em torno de US$ 92 milhões e conta com uma equipe de excelentes engenheiros da área.
O fato de esses carros serem ligeiramente lentos, ocuparem pouco espaço e não serem projetados para carregar pessoas traz um diferencial para a empresa, segundo os seus fundadores. Por enquanto, Nuro tem permissão da California DMV para testar a tecnologia, mas ainda aguarda a assinatura da NHTSA, órgão responsável pela administração e segurança do tráfego nos Estados Unidos.
Sobre a Nuro
A missão da empresa é acelerar os benefícios da robótica na vida cotidiana. “Nós acreditamos que tecnologia deveria beneficiar a todos. Nosso time está acelerando um futuro onde robôs tornam a vida mais fácil e nos ajudam a nos conectar com pessoas e coisas que amamos”.
Os fundadores, Dave Ferguson e Jiajun Zhu, dedicaram suas carreiras à robótica e inteligência artifical, tendo participado da equipe da divisão de carros autônomos da Google, atualmente conhecida como Waymo. Nuro foi fundada em 2016, com o objetivo de ampliar o poder da robótica e da IA, para assim solucionar novos desafios, em uma escala global.
Categorias