O mercado de tecnologia automotiva é muito mais do que ver gigantes de todos os setores apostando em quem cria o carro autônomo perfeito. A Continental, por exemplo, durante sua passagem pelo Frankfurt Motor Show, mostrou que os pneus ainda podem evoluir um bocado.
Chamado de ContiAdapt, o novo projeto da empresa propõe que seja possível alterar ou melhorar a tração dos veículos de forma inteligente, sem que o motorista necessariamente tenha que ativar configurações específicas para cada situação.
A ideia, aqui, é incluir pequenos compressores nas rodas para que o sistema desenvolvido pela Continental possa inflar ou esvaziar um pouco os pneus. O objetivo, com isso, é oferecer diferentes variações de superfície de contanto do automóvel com a pista. Desse modo, com o mesmo conjunto de pneus, é possível dirigir de forma mais eficiente (e segura) tanto naquele asfalto perfeito e seco quanto em uma rua coberta de neve.
Para complementar esse tipo de tecnologia, a fabricante também criou o ContiSense, um conjunto de sensores que acelera ainda mais a detecção dessa mudança de terreno ou condições climáticas. O segredo, aqui, é o uso de borracha condutiva para mandar informações “sentidas” pelo pneu para o computador de bordo do carro. Vale notar que, embora alguns desses recursos já existiam em produtos mais caros ou de nichos específicos, a ideia da Continental parece ser popularizar essas funcionalidades. Bacana, hein?
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