O Model 3 já não precisa mais de uma chave: seu smartphone vai ser o suficiente para abrir o carro. Agora, Elon Musk anunciou mais uma função que vai dar uma importância ainda maior para essa interação: perfis hospedados em nuvem, o que vai permitir que os donos de Tesla possam usar praticamente qualquer carro da marca como se fosse o seu.
A ideia é que você possa acessar informações personalizadas e suas configurações em qualquer veículo, graças a um perfil que ficará salvo em um servidor em nuvem. Isso dará uma sensação de familiaridade muito maior.
We are going to move all info and settings to the "cloud" (aka server) so any Tesla you drive in the world automatically adjusts to you
— Elon Musk (@elonmusk) August 20, 2017
Essa função também facilitaria outro aspecto que o próprio Musk favorece bastante: o de compartilhamento de veículos. Não é de hoje que o CEO fala em uma rede que vai permitir que os donos de um Tesla possam fazer dinheiro com o carro quando ele não estiver sendo utilizado por eles – como é o caso de quando as pessoas estão no trabalho ou quando o veículo está na garagem por qualquer motivo.
Com a função de perfis, um dono de um Model 3 poderia compartilhar o seu carro com outra pessoa que possui o mesmo carro mas que está, por exemplo, fora de sua cidade e precisa de um carro para se locomover.
Ele vai poder acessar o veículo usando seu smartphone, ligá-lo através do aparelho e puxar seu ajuste de banco, de espelhos, perfil para o sistema de infotainment e tudo graças ao perfil em nuvem – que também poderá ser utilizado para identificá-lo no serviço de compartilhamento e fazer todos os registros e as transações necessárias.
O mais próximo dessa funcionalidade que já está presente é a troca de informações entre aplicativos de smartphone e o sistema dos veículos, para dados de navegação e outras funções remotas mais limitadas.
Fontes