Todo mundo sabe que os alemães parecem seres de outro planeta quando o assunto é engenharia aplicada em seus carros. A Audi acaba de provar isso mais uma vez com o lançamento do seu sedã de luxo A8, que vem com um sistema que integra a suspensão com as câmeras do veículo.
Não entendeu nada? Funciona assim: o carro conta com uma estrutura de câmeras e sensores que mapeiam o trajeto a frente e detectam buracos e ondulações, enviando sinais para que a suspensão do carro seja ajustada em questão de milissegundos, graças a motores elétricos acoplados a cada uma das rodas do veículo.
O sistema serve também para atenuar a rolagem da carroceria em curvas e o balanço durante a aceleração e frenagem do carro – algo muito parecido com o que a Mercedes-Benz fez na Classe S, com o chamado “Controle Mágico de Carroceria”, só que com motores elétricos em vez de um sistema hidráulico como o utilizado pela marca da Daimler.
O sistema também contribui para a segurança dos ocupantes em caso de acidentes: por ser conectada aos sistemas passivos e ativos de segurança do A8, a suspensão pode levantar um lado do veículo para que, no caso de uma possível colisão lateral, o outro veículo acerte o ponto mais resistente do chassi – o que reduz em aproximadamente 50% o impacto final nos passageiros.
Ah! Vale lembrar que o novo A8 também massageia os seus pés, só para o caso de, sabe, você não ter se convencido sobre ele ainda.
Fontes
Categorias