Cada vez mais temos notícias de projetos que visam ensinar a programação para crianças e jovens. A ideia de aproximar e unir a tecnologia com a educação pode ser considerada uma vitória para os futuros profissionais do Brasil. Uma dessas ideias está sendo levada adiante pela Microsoft com a iniciativa "Eu Posso Programar".
Hoje, a "Eu Posso Programar" já beneficiou 600 mil jovens. Além disso, ela oferece no site oficial os conteúdos e as aulas de programação que foram oferecidas na Semana do Código. Para acessar, clique aqui.
A iniciativa é voltada para crianças e jovens de 12 até 25 anos de idade. Contudo, pessoas de todas as idades podem acessar. Todo o material didático foi desenvolvido para estimular o raciocínio lógico e a habilidade na resolução de problemas. Por exemplo, dois cursos que usam a temática de Angry Birds e Frozen buscam ensinar os fundamentos básicos da informática e os conceitos usados para criar apps — tudo isso também é feito por meio da linguagem de blocos.
Além destes citados, é possível acessar vídeo-aulas (Aprendendo a Programar) e o "Crie seu Jogo" para Kinect. Todos os cursos são online e gratuitos, e também oferecem certificado de conclusão.
O que você acha de levar a programação para as crianças? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias