A partir desta quarta-feira (29), o shopping Eldorado, localizado na zona Oeste de São Paulo, passou a abrigar a primeira loja da Microsoft no Brasil. O TecMundo teve a oportunidade de acompanhar a inauguração da filial, e você pode conferir um pouco mais sobre o evento nas linhas a seguir.
Pouco antes das 10h, executivos da Microsoft, convidados e alguns clientes aguardavam para conferir as novidades que seriam ofertadas. Às 10h06, a fita azul que estava na frente da loja (vale mencionar, ela está no primeiro piso do shopping, onde antes era a filial da Nokia) foi cortada, dando início a um novo período para a empresa em terras tupiniquins.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“O mercado brasileiro é importante e estratégico, um dos cinco mais importantes, por isso a decisão de investir aqui. Já estávamos falando sobre isso [abrir a loja da Microsoft no Brasil] um ano atrás, e queremos continuar investindo nesse mercado”, explicou Cármine Silvestri, diretor-geral da Microsoft Mobile Brasil.
E o executivo não está brincando quando menciona a questão de investimento. Em todo o Brasil há cerca de 50 lojas Nokia espalhadas por vários estados, e a meta é que, em dois meses, todas elas sejam substituídas por filiais das revendedoras de produtos da Microsoft.
E o que temos na loja?
Essa é a parte que certamente importa a muitas pessoas: os produtos disponíveis. De acordo com Silvestri, a linha de produtos que estão à venda na loja é bom completa, e vai de smartphones a jogos para Xbox, passando até mesmo por licenças do Office 365 e créditos para chamadas no Skype.
Entretanto, o que mais chama a atenção por lá é um sistema inédito em lojas da América do Sul. Implantado pela empresa AVA Retail, ele consiste num sistema conhecido como prateleira inteligente, e utiliza o Kinect para rastrear os pontos visitados pelos clientes e também para oferecer outros recursos interessantes.
Durante a nossa visita, Atul Hirpara, diretor-executivo e fundador da AVA Retail, fez uma demonstração de como isso funciona. Uma das possibilidades, por exemplo, é se o cliente decide parar e observar os jogos para Xbox. Ao tocar em um, o Kinect consegue interpretar qual game está em movimento e passa a exibir um vídeo dele no televisor, dando ao comprador uma ideia daquilo que ele pode levar para casa.
“A loja da Microsoft é a primeira na América do Sul a contar com uma tecnologia como essa. Além de apresentar um sistema que ajuda a quantificar diariamente quais produtos foram mais visualizados e o tempo que o cliente passou na loja, ela também permite que vendedores mostrem vídeos ou apresentações de produtos específicos aos clientes ao selecioná-los no smartphone. Eles também podem parar a apresentação para dar explicações sempre que quiserem”, comentou Hirpara.
Promoções para aproveitar
E, como não poderia deixar de ser, há promoções para aqueles que visitarem a loja. Os 100 primeiros clientes a comprarem algum produto vão receber brindes especiais. De a 1 a 15 de maio, o Shopping Eldorado, em São Paulo, vai receber um quiosque especial encarregado de fazer a personalização de capinhas e cases para smartphones Lumia. Os primeiros consumidores terão a chance de ter uma das capinhas exclusivas desenhadas pelo estilista Dudu Bertollini que, em edição exclusiva e limitada, criou 5 modelos diferentes para clientes Microsoft.
Os clientes que desejarem também poderão escolher imagens pessoais para imprimir na capinha. Há ainda outra oferta para aqueles que levarem um Lumia 640 ou Lumia 640 XL: adquirir um dos smartphones mencionados garante uma licença do Office 365 para usar em computadores e celulares e 1 TB para salvar arquivos no OneDrive.
Categorias