Facebook e Apple, por exemplo, já usam sistemas próprios. (Fonte da imagem: Reprodução/Tacnoetc)
Fontes próximas à Microsoft fizeram, supostamente, uma importante declaração ao site Ad Age. De acordo com a reportagem, dispositivos equipados com o sistema operacional Windows estão prestes a ganhar um novo código de rastreamento – computadores, smartphones, tablets e até mesmo os consoles Xbox 360 e o vindouro Xbox One ficariam suscetíveis a um mecanismo alternativo aos tradicionais cookies.
Mas devemos pontuar: parece que essa nova tecnologia só poderá coletar os preciosos dados dos usuários do Windows mediante autorização. Assim, outra notação deve ser feita: se este sistema for realmente desenvolvido, a Microsoft ficará responsável por administrar as mais diversas informações dos internautas – o que coloca o tão polêmico tema “privacidade” ainda mais em foco.
As intenções da companhia fundada por Bill Gates, ainda segundo sugere notícia veiculada pelo Ad Age, é estreitar os laços entre consumidores e anunciantes. Não se sabe quando este novo mecanismo de rastreamento será implantado; sequer podemos afirmar que esta alternativa aos cookies está, de fato, sendo criada.
Outras empresas, mais alternativas
Há cerca de um mês, a Google anunciou o desenvolvimento do AdID, futuro mecanismo de captura de informações de navegação alternativo aos cookies. De acordo com a Gigante das Buscas, este novo dispositivo vai oferecer mais controles de privacidade aos usuários. Neste mesmo barco encontra-se o IDFA, rastreador exclusivo da Apple a aparelhos iOS; o Facebook pode também rastrear as preferências de seus usuários por meio de diversas ferramentas utilizadas por inúmeros sites. São os cookies entrando em crise?
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