O funcionamento da CDWM, segundo a patente. (Fonte da imagem: Toms Hardware)
Carregar janelas do Windows pode ser uma tarefa mais rápida nas versões futuras do sistema operacional. A Microsoft anunciou o registro de uma patente que explica um gerenciador de composição para a Área de trabalho, que usaria a GPU para facilitar e aumentar a velocidade da navegação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Trata-se do Compositing Desktop Window Manager (CDWM). A partir dele, o hardware potente de uma unidade de processamento gráfico e alguns efeitos visuais seriam utilizados para formar uma imagem de referência das janelas já abertas pelo computador, facilitando a recuperação dos dados quando em acessos posteriores. Há também uma integração com o OpenGL ou o Direct3D, indicando a presença de gráficos em 3D na tecnologia.
Os aplicativos acessariam o CDWM via um API, que conectaria os dois lados a partir de uma interface de usuário. Segundo o Tom’s Hardware, isso pode indicar que a Microsoft estaria atrás de janelas em formas geométricas diferentes, como círculos.
Como a divulgação é recente, a tecnologia ainda não deve estrear no Windows 8. Uma ideia similar já estava em planejamento pela Microsoft desde o Windows Vista, mas eram necessários chips poderosos demais, como as GPUs, ainda pouco populares na época.