Na última quinta-feira (15 de setembro) a Microsoft realizou uma demonstração de como será o acesso à Xbox LIVE a partir do Windows 8. Com aparência bastante semelhante ao que é encontrado no console da companhia, um aplicativo ainda em fase inicial de testes permitia acessar bibliotecas de jogos e conferir rapidamente as conquistas desbloqueadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a empresa, a plataforma de jogos construída sobre a interface Metro utilizou somente ferramentas disponibilizadas de forma pública. Com isso, desenvolvedores terceirizados podem desenvolver com maior facilidade aplicativos que se adaptem facilmente ao esquema criado pela Microsoft.
Integração com outras plataformas
Além das informações relacionados a jogos, a LIVE para Windows 8 também permite o acesso fácil às músicas e vídeos armazenados no serviço. Entre os recursos disponíveis na rede de jogos está a possibilidade de armazenar na nuvem o progresso em jogos, além da opção de realizar interações entre games desenvolvidos para o sistema operacional e para as plataformas Xbox e Windows Phone.
O gerente de programação da Microsoft, Avi Bem-Menahem, afirmou que a empresa pretende abrir a plataforma de desenvolvimento para companhias terceirizadas dentro de algumas semanas. Todas as interessadas no projeto poderão ingressar de maneira totalmente gratuita, situação que deve estimular o desenvolvimento de aplicativos para máquinas equipadas com o Windows 8.