A computação gráfica tem andado a passos largos em busca da reprodução perfeita do mundo real. O novo avanço incorporado à lista de melhorias nesse campo vem da Microsoft, a partir da sua filial chinesa em Pequim.
Os pesquisadores afirmaram serem capazes de fazer ainda melhor do que as tecnologias hoje existentes para reprodução em 3D do rosto humano. A técnica utiliza uma união dos recursos de escaneamento em 3D, captura de movimento e o processo recém-desenvolvido que calcula o valor mínimo necessário de digitalizações da face para uma reprodução gráfica perfeita.
Portanto, além de melhorar a qualidade gráfica do objeto e o deixar mais preciso, esse avanço ainda promete diminuir o tempo necessário para efetuar o processo.
Considerando que tal tecnologia parte da Microsoft, é difícil não imaginarmos esse processo incorporado ao Kinect em um futuro próximo, tornando-o capaz de reproduzir na tela absolutamente qualquer movimento facial do jogador. Ou ainda no próprio Windows, possibilitando abrirmos o Excel com um piscar de olhos, por exemplo.
Os pesquisadores da Microsoft apresentarão a nova técnica na SIGGRAPH 2011, conferência de computação gráfica que será sediada em Vancouver, Canadá, esta semana.
Categorias