Quem, afinal, banca o financiamento de tecnologias como carros inteligentes, internet distribuída por balões e relógios cada vez mais integrados ao nosso cotidiano? Somos nós, é claro. Foi então que a equipe do How Much decidiu colocar a óbvia premissa à prova e mensurar quanto cada internauta vale a 12 grandes empresas de tecnologia.
Companhias como Amazon, Facebook, eBay e Twitter foram algumas das gigantes abarcadas pelo cálculo – que leva em conta o valor de mercado de cada marca e a quantidade de clientes retida pela empresa. Confira a seguir o valor de mercado, a quantidade de usuários ativos e o preço de cada internauta para a dúzia de marcas avaliada pelo How Much.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nota: elencamos as 12 empresas segundo o valor de usuário único para as empresas.
1 – Amazon
Ao contrário de empresas como Google, a receita angariada pela Amazon é arrecada de forma direta (por meio das vendas online, e não via propagandas, por exemplo).
- Valor de mercado: US$ 198 bilhões
- Usuários ativos: 270 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 733
2 – Alibaba
Com investimentos em outros setores além do e-commerce, a companhia chinesa é a segunda que mais “valoriza” seus clientes.
- Valor de mercado: US$ 217 bilhões
- Usuários ativos: 152 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 621
3 – eBay
Tamanha valorização do usuário se dá em função das cotas cobradas pelo serviço de compra e venda online sobre os produtos anunciados por internautas.
- Valor de mercado: US$ 71 bilhões
- Usuários ativos: 152 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 474
4 – Google
O motor de buscas mais popular da atualidade é, ainda conforme o portal How Much, a empresa mais valiosa do mundo. Mas a dianteira é constantemente disputada entre Google e Apple, bem sabemos.
- Valor de mercado: US$ 363 bilhões
- Usuários ativos: 2 bilhões
- Valor de cada usuário: US$ 182
5 – Facebook
A companhia fundada por Mark Zuckerberg é a rede social mais valiosa do mundo – e a segunda em valor de mercado.
- Valor de mercado: US$ 227 bilhões
- Usuários ativos: 1,4 bilhão
- Valor de cada usuário: US$ 158
6 – Tencent
O investimento chinês é, assim como a Yahoo!, um serviço que abocanha diversos tipos de aplicações online (como produtos, destacam-se o WeChat, Tenpay e QQ)
- Valor de mercado: US$ 195 bilhões
- Usuários ativos: 2 bilhões
- Valor de cada usuário: US$ 96
7 – Twitter
O microblog do pássaro azul têm quase 1/5 da quantidade total de usuários do Facebook (obrigado pelas observações, leitores!).
- Valor de mercado: US$ 24,4 bilhões
- Usuários ativos: 302 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 81
8 – Yahoo!
Enquanto plataforma dedicada também a jogos, análise de dados financeiros e email, o serviço polivalente aparece em 7ª posição do ranking que leva em conta o valor do usuário único na internet.
- Valor de mercado: 42,2 bilhões
- Usuários ativos: 600 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 70
9 – LinkedIn
Enquanto rede social para quem está à procura de emprego, a LinkedIn vai bem: vários membros do serviço pagam pela divulgação de seus currículos – o que garante ainda um bom valor de mercado à empresa.
- Valor de mercado: US$ 24,9 bilhões
- Usuários ativos: 364 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 69
10 – Groupon
A companhia de cupons virtuais têm conquistado cada vez mais usuários mundo afora – apesar de ser relativamente desconhecida por aqui.
- Valor de mercado: US$ 4 bilhões
- Usuários ativos: 160 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 28
11 – Zynga
Com o menor valor enquanto empresa da lista montada pelo How Much, a companhia dedicada à jogatina em rede tem notado redução em sua quantidade de usuários desde 2012.
- Valor de mercado: US$ 2,7 bilhões
- Usuários ativos: 100 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 28
12 – Yelp
Com a maioria da receita angariada a partir de propagandas, a empresa diz estar injetando dinheiro para, no futuro, gerar dinheiro e conquistar mais relevância no meio online.
- Valor de mercado: US$ 3 bilhões
- Usuários ativos: 142 milhões
- Valor de cada usuário: US$ 25
...
Você está satisfeito com o seu valor enquanto "patrocinador" dos serviços online mais populares da atualidade? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias