Embora a quantidade de aplicativos disponíveis e de downloads na Play Store da Google já superem o montante disponível na App Store da Apple há algum tempo, é fato que os games ainda são muito mais lucrativos na plataforma da Maçã. Essa realidade, no entanto, deve mudar nos próximos anos – e a China será a grande responsável.
De acordo com um relatório da Digi-Capital, os aplicativos para Android devem atingir uma receita maior que os do iOS já em 2018, mas somente se o mercado chinês for incluso na conta. Segundo a companhia responsável pelo estudo, o público do sistema da Google deve gastar US$ 45 bilhões (equivalentes a R$ 138 bilhões) em jogos para dispositivos móveis ao longo dos próximos três anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No entanto, embora a Google vá receber uma boa porção desse dinheiro por meio da Play Store, a maior parte dele vai acabar ficando no mercado da China, onde lojas de aplicativos como Baidu, Qihoo 360, Tencent e Wandoujia são predominantes. Dessa forma, somente se os rendimentos dos chineses forem somados aos da empresa de Mountain View é que a lucratividade do Android ultrapassará a do sistema da Apple no prazo estipulado.
“Dessa forma, enquanto em 2018 o iOS ainda deva manter a maior renda de jogos mobile entre qualquer loja de apps individual do mundo, a receita combinada de todas as apps stores para Android pode superá-la. Em outras palavras, o sistema da Google pode oferecer mais dinheiro para os desenvolvedores do que o da Apple fará até 2018. E isso é importante”, afirmou Tim Merel, o fundador e diretor da Digi-Capital.
Vantagens da Maçã
Vale ressaltar, no entanto, que ainda que essa ascensão do Android seja real, o mercado de apps da Apple ainda vai contar com algumas vantagens. “É preciso contar com dois downloads no Google Play e mais do que oito em uma das lojas chinesas de aplicativos para conseguir a mesma quantidade de dinheiro que se obtém com apenas um download no iOS”, afirma Merel.
Essa vantagem, aliás, ainda não leva em consideração os custos de localizar um jogo ocidental para o público da China e de aprender a navegar pelas complexas estruturas das lojas do país. Assim, mesmo que os lucros de trabalhar com o Android aumentem, é possível que os desenvolvedores de jogos continuem favorecendo o iOS por conta da facilidade para obter lucros.
Fontes
Categorias