Uma pesquisa sobre o mercado mobile brasileiro realizada pelo IDC mostra que, ao contrário do que acontece na Europa e nos Estados Unidos, o iOS não possui uma posição privilegiada no país. Segundo a empresa de pesquisas, o mercado local é dominado pelo Android (91% de participação), enquanto a plataforma da Apple disputa com o Windows Phone os 9% restantes.
O número exato da participação de cada sistema não é divulgado devido a acordos de confidencialidade — afinal, divulgá-los seria o mesmo que deixar claro a quantidade de vendas que a Microsoft e a Apple tiveram no setor. Quando o quesito é tamanho de tela, o brasileiro prefere dispositivos com displays superiores a 4 polegadas, que representam 63% do mercado local.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale notar que o IDC usa como base de cálculo apenas as vendas no último trimestre comercial, deixando de lado a base de usuários de cada plataforma. Na prática, isso quer dizer que aparelhos com iOS ficaram atrás do Windows Phone e do Android em número de vendas nos últimos meses — provavelmente reflexo do alto preço que a Apple cobra por seus aparelhos.
Outubro com número recorde de vendas
Segundo a IDG, o mês de outubro deste ano registrou o maior número de vendas de smartphones da história. Ao todo, foram vendidos 7 milhões de aparelhos no Brasil durante o período — em comparação, durante todo o ano de 2011 o mercado nacional vendeu 9 milhões de dispositivos do tipo.
Leonardo Munin, da IDC Brasil, aponta a oferta de dispositivos cada vez mais baratos como um dos fatores que contribuíram para o resultado. Segundo ele, isso ajudou o segmento de aparelhos intermediários (entre R$ 450 e R$ 900) a ganhar espaço, superando os produtos top de linha e os smartphones de entrada (até R$ 400).
Fontes
Categorias