A Interbrand publicou hoje a atualização do seu ranking de marcas mais valiosas do mundo e pouca coisa mudou entre os primeiros colocados desde o ano passado. Apple (US$ 118 bilhões) e Google (US$ 107 bilhões) continuam liderando e a Coca-Cola (US$ 81 bilhões) segue em terceiro lugar. Além dessas três gigantes, é interessante notar que, das dez mais valiosas, seis são empresas do ramo da tecnologia.
Esta é a segunda vez que Apple e Google aparecem no topo da lista da Interbrand, confirmando assim o fim do domínio de 13 anos da Coca na primeira posição. Note que a diferença das duas empresas de tecnologia para a marca de bebidas é bastante considerável, dado o crescimento dessas companhias nos últimos anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Método
A metodologia da Interbrand para fazer o cálculo do valor de uma marca tem um pouco de subjetividade, uma vez que não é possível quantificar essas cifras de uma forma bem precisa. Portanto, a empresa criou um método próprio que inclusive é aceito como válido pela Organização Internacional para Padronização, mais conhecida como ISO, na siga em inglês.
Essa avaliação das marcas é feita observando três aspectos principais sobre as marcas: desempenho financeiro da empresa por trás dela; o poder de influência da marca na escolha do consumidor; e sua capacidade de agregar valor e garantir lucros para a empresa.
Você pode conferir a lista completa aqui, com valores especificados em bilhões para cada marca e detalhes de crescimento no ranking e em porcentagem.
Fontes
Categorias