Fim da linha: Elon Musk vai deixar o governo Trump em breve, afirma site

3 min de leitura
Imagem de: Fim da linha: Elon Musk vai deixar o governo Trump em breve, afirma site
Conteúdo oferecido por

A participação de Elon Musk no governo de Donald Trump está perto de ser encerrada, devendo durar apenas mais algumas semanas. É o que revelou o site Politico nesta quarta-feira (2), citando fontes próximas ao atual presidente dos Estados Unidos.

De acordo com a reportagem, Trump está satisfeito com o trabalho do bilionário à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado quando ele assumiu seu segundo mandato. Apesar disso, optou por finalizar a parceria, decisão com a qual Musk concordou.

elon-musk-deixa-governo-trump-2.jpg
A parceria entre Musk e Trump no governo dos EUA está perto de acabar, segundo rumores. (Imagem: Getty Images)

Mas enquanto o presidente aprova os cortes feitos pela nova agência, outros membros da administração federal afirmam que o CEO da SpaceX e da Tesla é visto como uma “força imprevisível e incontrolável”. Tais características estariam gerando problemas de comunicação com secretários do Gabinete e da cadeia de comando da Casa Branca.

Comentários fora de contexto e publicados de maneira inesperada em seu perfil oficial no X também geraram descontentamento entre funcionários de Trump, como aponta o relatório. Entre as postagens problemáticas, é mencionado o compartilhamento de planos não verificados para o fechamento de agências e órgãos importantes.

Decisão foi anunciada internamente em março

elon-musk-deixa-governo-trump-3.jpg
Musk durante a reunião em que a saída teria sido anunciada. (Imagem: Getty Images)

Ainda de acordo com as fontes ouvidas sob a condição de anonimato, a saída de Musk do governo Trump teria sido anunciada no dia 24 de março para um grupo reduzido de pessoas, durante reunião do Gabinete. Na ocasião, o republicano disse aos participantes que o chefe do DOGE iria começar o período de transição para fora da administração.

Depois do encontro, ele convidou repórteres e fotógrafos para fazer elogios ao magnata da tecnologia publicamente, dando sinais de que haveria algum tipo de mudança, mas sem citar a decisão. “Elon, quero agradecer a você — sei que você passou por muita coisa”, afirmou.

O chefe do executivo também falou sobre os protestos em frente às concessionárias da Tesla, mirando o bilionário, e das ameaças de morte direcionadas a ele. Musk, que usava um boné vermelho exaltando o presidente, foi chamado de “patriota” e “amigo meu” por Trump, ao final da conferência.

O assunto ainda foi comentado de forma indireta em outras entrevistas recentes. Musk disse à Fox News que teria cumprido a missão de reduzir o déficit governamental em US$ 1 trilhão (R$ 5,67 trilhões pela cotação atual) durante o período, enquanto o republicano afirmou que o bilionário iria querer voltar a ficar mais próximo dos seus negócios em algum momento.

Qual o papel de Musk no governo Trump?

elon-musk-deixa-governo-trump-4.jpg
Os cortes promovidos pelo DOGE resultaram em protestos contra o bilionário. (Imagem: Getty Images)

Convidado para participar do governo durante a campanha das eleições americanas de 2024, Elon Musk assumiu a chefia do DOGE assim que Trump retornou à Casa Branca, em janeiro. Em seu trabalho, ele lidera uma equipe responsável por cortar gastos da administração federal.

As medidas resultaram em uma série de demissões de funcionários, cortes de verbas de diferentes programas federais e acesso a dados sensíveis de milhões de americanos. Essas ações levaram a protestos contra Musk em todo o país, alguns deles mais violentos, terminando com carros da Tesla incendiados e lojas destruídas.

A possível saída de Musk da administração Trump deve ser oficializada quando seu status de “funcionário especial do governo” chegar ao fim, como observa a publicação. Ao longo do período, que dura 130 dias, ele fica temporariamente isento de certas regras éticas e de conflito de interesses.

Mas quem pensa que o bilionário se afastará do presidente após deixar o DOGE, está enganado, como afirmou um alto funcionário de Trump, dizendo que ele continuará sendo conselheiro do presidente e participando de reuniões na Casa Branca.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe esta e outras notícias do TecMundo com os amigos nas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.