Coreia do Sul suspende downloads da IA DeepSeek por motivos de segurança

2 min de leitura
Imagem de: Coreia do Sul suspende downloads da IA DeepSeek por motivos de segurança
Imagem: Getty Images
Conteúdo oferecido por

A Coreia do Sul suspendeu por tempo indeterminado novos downloads do DeepSeek, o chatbot de inteligência artificial (IA) de origem chinesa que disparou em popularidade no mercado em 2025. A decisão foi do órgão nacional de proteção de dados pessoais.

Segundo o comunicado oficial da autoridade local, "melhorias e correções" são necessárias para que o serviço se adeque aos atuais patrões legislativos de privacidade. Desde o último sábado (15), o download do DeepSeek na Coreia do Sul está suspenso nas lojas digitais para dispositivos móveis Android e iOS.

Entretanto, ainda é possível acessá-lo na versão web para navegadores, ao menos por enquanto, e o uso para quem já tinha o app baixado segue liberado.

Anteriormente, o serviço já estava proibido em aparelhos e servidores do governo sul-coreano — mas segue um fenômeno entre os consumidores, sendo líder nas lojas digitais e acumulando mais de um milhão de usuários no país. Nos últimos dias, a empresa chinesa nomeou autoridades locais para lidar com a legislação regional, que é rigorosa no tratamento de dados.

As proibições do DeepSeek

A ação do governo da Coreia do Sul segue outras suspensões ao redor do mundo contra IA chinesa, a maioria delas motivada por preocupações sobre o uso de dados e riscos à segurança nacional.

O próprio DeepSeek já foi reprovado algumas vezes em testes de segurança que notaram a falta de cuidado com a proteção de informações sigilosas, além de aberturas a possíveis invasões. Além disso, ele passou alguns dias instável após uma tentativa de ciberataque via acesso massivo não autorizado e teve supostos dados expostos em uma brecha.

Até agora, Taiwan, Itália e Austrália foram os únicos países que proibiram oficialmente o DeepSeek de ser usado por funcionários do governo. Os Estados Unidos também estudam fazer o mesmo e, até o momento, só a Marinha restringiu o acesso ao serviço de IA. Outros países estão em fase de análise do aplicativo e podem tomar rumos similares, como França e Irlanda.

Ainda assim, o serviço que ajudou a fazer as ações da Nvidia derreterem por mostrar que é possível implementar um sistema de IA mais barato e sustentável segue fechando acordos, inclusive com a montadora de carros chinesa BYD.

Mantenha-se sempre bem informado com as últimas novidades sobre tecnologia e inteligência artificial aqui no TecMundo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.