Elon Musk e o Departamento de Eficiência Governamental (o famoso DOGE) estão no centro de uma nova polêmica em Washington. Três sindicatos federais processaram o Departamento do Tesouro, acusando o secretário Scott Bessent de conceder acesso indevido a dados sensíveis ao time de Musk.
Segundo a ação, Bessent afastou um funcionário que resistia à liberação dessas informações e permitiu que o DOGE acessasse computadores do Bureau of the Fiscal Service, órgão que gerencia pagamentos e arrecadações do governo. A Casa Branca minimizou a controvérsia, afirmando que Musk segue todas as leis federais e que seu papel no DOGE é voluntário.
Trump, por sua vez, justificou o acesso aos dados como parte do plano de cortar gastos governamentais. Inicialmente, Musk prometeu economizar US$ 2 trilhões, o equivalente a quase um terço do orçamento federal de 2024, mas já reduziu essa meta para US$ 1 trilhão. Com Ramaswamy deixando o comitê no mês passado, Musk agora lidera sozinho a iniciativa de enxugamento da máquina pública.
Você acabou de acompanhar uma nota rápida by The BRIEF! Siga mais informações clicando aqui
Categorias