Apesar do alarde das marcas, donos de iPhone e Galaxy não estão ligando muito para IA

1 min de leitura
Imagem de: Apesar do alarde das marcas, donos de iPhone e Galaxy não estão ligando muito para IA

Ferramentas de inteligência artificial (IA) em celulares ainda não empolgam boa parte dos consumidores e nem são diferenciais na hora da compra. Essas são algumas conclusões de uma pesquisa da empresa SellCell com consumidores de aparelhos Apple e Samsung.

De acordo com um levantamento da plataforma, 73% dos usuários de iPhone e 87% de donos de dispositivos Galaxy acreditam que recursos de IA "adicionam pouco ou nenhum valor" ao aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste caso, a resposta envolveu as funções nativas de cada marca — o Apple Intelligence, ainda em fase de implementação de funções, e o Galaxy AI, que estreou em janeiro deste ano. Ou seja, as perguntas não envolvem necessariamente o uso de ferramentas de outras companhias do setor, como é o caso do ChatGPT.

Ainda assim, 47,6% dos usuários de iPhone dizem que a IA "importa" na hora de escolher um novo celular. Em consumidores da Samsung, essa proporção fica em 23,7%, indicando que esse público valoriza outros recursos mais do que as ferramentas generativas nativas atuais.

IA no celular faz tanta diferença assim?

A pesquisa avaliou também a fidelidade do público em relação a uma fabricante. Um em cada seis (16,8%) donos de iPhone consultados "consideraria trocar para um aparelho da Samsung" para ter melhores recursos de IA. No caso da sul-coreana, só 9,7% tomaria a decisão de migrar para um dispositivo da Apple por causa dessas funções inteligentes.

Os recursos mais citados pelos participantes e donos de iPhone como populares envolvem ferramentas de escrita, resumo de notificações, edição de fotos e respostas inteligentes em email ou mensagens. No caso da Samsung, o Circule para Pesquisar é de longe o mais usado.

O Apple Intelligence funciona em vários aparelhos da marca. (Imagem: Apple/Divulgação)
O Apple Intelligence funciona em vários aparelhos da marca. (Imagem: Apple/Divulgação)

Porém, a disponibilidade gratuita deles é um fator importante. Perguntados se pagariam uma assinatura para usar usar esses recursos no telefone, a imensa maioria (86,5% de donos de iPhone e 94,5% de consumidores de aparelhos Galaxy) afirmou que não pagaria para usar IA. Por enquanto, apenas a Samsung sinalizou que, em breve, deve cobrar ao menos por algumas funções da plataforma.

Já a Apple ainda precisa lançar alguns recursos da plataforma, como a nova versão da Siri e os textos em outros idiomas, como o português do Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.