O sistema de pagamentos instantâneos Pix bateu o próprio recorde de quantidade de transferências realizadas em um único dia. A marca foi superada na última sexta-feira (29), que foi tanto a Black Friday de 2024 quanto o dia de recebimento da primeira parcela do décimo terceiro por vários brasileiros.
Segundo o Banco Central do Brasil, esses dois fatores ajudaram o Pix a estabelecer um novo recorde. Ao todo, foram 239,9 milhões de transferências via Pix para outros usuários. O recorde anterior, de 227,4 milhões, era do dia 6 de setembro deste ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em valores totais, foram movimentados R$ 130 bilhões na sexta-feira — o segundo maior montante em volume de transferências da história do Pix.
Pix ainda mais popular em 2025
A expectativa do Banco Central é de que a forma de pagamento volte a bater recordes no ano que vem graças a novas modalidades de pagamento já implementadas ou em processo de lançamento, como o Pix Agendado Recorrente e o Pix por aproximação.
Só no primeiro semestre, as transações instantâneas por esse formato cresceram 61% em relação ao começo de 2023, transformando ele no formato mais popular do país em volume de transações.
O TED segue como o formato favorito do brasileiro para grandes volumes, mas também está desacelerando conforme o Pix começa a ser usado de forma mais flexível. Ele deve superar o cartão de crédito no comércio eletrônico em 2025, de acordo com estimativas da indústria.
Fontes
Categorias