Fim da escala 6x1: após pressão nas redes, projeto atinge assinaturas para ser protocolado

1 min de leitura
Imagem de: Fim da escala 6x1: após pressão nas redes, projeto atinge assinaturas para ser protocolado
Conteúdo oferecido por

A proposta da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) que pede pelo fim da escala 6x1 de trabalho atingiu o número de assinaturas necessário para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. A notícia foi compartilhada pela própria parlamentar em sua conta no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (13).

Segundo ela, na manhã de hoje a PEC já contava com quase 200 assinaturas. Para que o texto fosse protocolado, eram necessários 171 nomes. A maioria dos signatários foi de parlamentares do PT, com 68 assinaturas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma coletiva de imprensa foi marcada para o fim da tarde na Câmara dos Deputados e a parlamentar deve dar mais detalhes dos próximos passos.

Vale ressaltar que a pauta ganhou bastante força nas redes sociais nos últimos dias, com vários usuários pressionando os parlamentares a assinarem a PEC. A hashtag "fim da escala 6x1" no X já conta com quase 300 mil publicações e ficou nos trending topics da rede social durante todo o final de semana.

O que prevê a PEC

O texto foi apresentado pela deputada Érica Hilton, mas originalmente formulada pelo movimento social Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL).

A PEC pede o fim da escala de trabalho 6x1 (seis dias trabalhando para um de descanso). A proposta pretende mudar o trecho da Constituição que limita a carga de trabalho a oito horas diárias e 44 horas semanais, além de alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que atualmente estabelece o período mínimo de um dia de descanso para o trabalhador.

No texto, a parlamentar defende que “a proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.