Com dimensões continentais, o Brasil possui diversos destinos para moradores locais ou turistas, e uma pesquisa do Google encomendada à Offerwise e divulgada pela Clickbus aponta que 74% dos brasileiros utilizam o ônibus para viajar. A pesquisa foi realizada em abril de 2024 e entrevistou cerca de dois mil brasileiros por meio de questionários online.
Segundo o levantamento, o ônibus está na primeira posição entre os meios de transporte favoritos para o brasileiro viajar. Em seguida, a figura do carro próprio aparece na segunda colocação com 44% e em terceiro lugar está o avião (32%). Os dados ainda apontam que as classe C e a dos jovens adultos são as mais interessadas em viajar de ônibus.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mesmo para aqueles que escolhem outros meios de transporte, 81% dos entrevistados disseram ter pensado em viajar de ônibus, mas acabaram escolhendo o carro próprio. Em contrapartida, 75% das pessoas alugaram carros e 58% decidiram viajar de avião, mas a pesquisa observou que quase metade dos entrevistados revelou ter o desejo de voltar a utilizar esse meio novamente.
De acordo com Clickbus e Google, os brasileiros preferem ônibus por causa do custo-benefício e a não necessidade de dirigir. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
Em evento realizado na última quarta-feira (06), em São Paulo, onde que os dados foram revelados, Phillip Klien, CEO da Clickbus, comentou que o Brasil é o 5º país do mundo que mais realiza viagens rodoviárias e que o modal é bastante requisitado por pessoas de todas as classes sociais.
"Houve inclusive um aumento na oferta de assentos premium [dos ônibus] no pós-pandemia. Cada vez mais a gente não só vê [nas pesquisas], mas andando nos ônibus. Hoje existem ônibus que só têm assentos premium de leito-cama ou semi-leito", exemplificou.
Daiane Dunka, Head da Indústria de Varejo no Google Brasil, disse que as buscas dos brasileiros mostram que o turismo se reaqueceu e que já alcança números melhores até do que antes da pandemia. "O crescimento de buscas sobre termos de turismo cresceu 35% entre 2019 e 2024", ressaltou.
Viagens de ônibus são mais tranquilas
O estudo doo Google divulgado pela Clickbus também considera como os brasileiros agem na hora de comprar suas passagens, revelando que 61% do público compra as passagens na semana da viagem, enquanto 13% espera para comprar no próprio dia. Dentre os motivos para a escolha do ônibus, os entrevistados listam fatores como a possibilidade de dormir na viagem (34%) e não precisar dirigir (39%).
Dados da pesquisa indicam que a preferência pelo transporte está alinhada ao crescimento no número de viagens para o interior do Brasil, que corresponde a um salto de 146% entre 2019 e 2023.
Os brasileiros já voltaram a viajar depois de um período de restrições da pandemia. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
Contudo, é importante ressaltar que os demais meios de transporte tiveram um encarecimento nos últimos anos. Números do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apontam que o preço das passagens áreas aumentou em mais de 47% em 2023, enquanto o alto preço da gasolina para viajar com o carro próprio pode refletir na escolha de viajar de ônibus.
1º podcast em um ônibus
Além do lançamento da pesquisa sobre viagens, a Clickbus aproveitou o evento para revelar o lançamento do ViagemCast. De acordo com a marca, esse é o primeiro podcast do Brasil a ser realizado dentro de um ônibus. O programa, que terá 11 episódios, contará histórias inusitadas de pessoas que viajam pelo país.
Os episódios serão lançados em plataformas como o Spotify e YouTube. A novidade faz parte da campanha “ClickBus, o app para viajar de ônibus”, cujo objetivo é popularizar a compra de viagens rodoviárias através de meios digitais como aplicativos.
Ver essa foto no Instagram
Categorias