CEO da Intel quer simplificar linha de processadores no futuro

2 min de leitura
Imagem de: CEO da Intel quer simplificar linha de processadores no futuro
Imagem: GettyImages

Mesmo com o lançamento dos processadores Lunar Lake em julho e a chegada dos Arrow Lake recentemente, o CEO da Intel não parece muito satisfeito. Em uma reunião sobre resultados financeiros, Pat Gelsinger afirma que a companhia precisa simplificar o portfólio de produtos.

Durante o evento para apresentar resultados sobre o terceiro trimestre de 2024, o mandatário do time azul revelou que a empresa está tomando medidas para facilitar sua linha de produtos. O recado vale tanto para o segmento doméstico, que contempla os últimos lançamentos, quanto para a área profissional com os modelos Xeon para servidores e data centers.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Estamos tomando medidas para simplificar a linha de produtos, ter menos SKUs para cobrir o mercado, e estamos focados na eficiência associada a isso. Da mesma forma, na área de produtos para clientes, estamos simplificando o planejamento, menos SKUs”, comenta o CEO da Intel, Pat Gelsinger.

Além de Gelsinger, o público também não parece muito feliz com as dezenas de processadores diferentes — e parecidos — lançados juntos, em todo lugar, ao mesmo tempo. A complexidade com os modelos Intel Core Ultra 200V e suas variantes, além dos Core Ultra 200S, são um verdadeiro ponto de interrogação para os consumidores.

No passado, o CEO da Intel também já se comprometeu a inserir IA em todos os novos produtos da empresa.No passado, o CEO da Intel também já se comprometeu a inserir IA em todos os novos produtos da empresa.Fonte:  GettyImages 

Panther e Nova Lake a caminho, mas…

Além dessas declarações, o chefão da companhia revela que os próximos produtos da empresa não usarão mais os módulos de memória RAM integrados nos chips, como acontece na geração Core Ultra 200V, de codinome Lunar Lake. Segundo Gelsinger, a ideia de inserir essa tecnologia nas CPUs foi “uma experiência única” e não deve se repetir nas próximas gerações por conta dos custos da operação.

Por falar em novas gerações, o CEO comenta que as gerações Panther Lake e Nova Lake programadas para 2025 e possivelmente 2026, respectivamente, usarão configurações tradicionais. Assim, além de novamente confirmar essas famílias de produtos, o executivo também garante que os módulos de RAM estarão fora dos chips nessas séries.

Em contrapartida, o mandachuva da Intel disparou uma frase polêmica ao dizer que a empresa está cuidando bem do setor de gráficos e que “há menos necessidade para placas de vídeo dedicadas no mercado daqui para a frente”.

Na rede social X (Antigo Twitter), o especialista Ian Cutress aponta que a fala de Gelsinger é recheada de nuances. Segundo Cutress, a companhia continua comprometida com a linha de GPUs Arc e isso não irá mudar — pelo menos não por enquanto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.