O Nubank está se preparando para lançar uma operadora de telefonia celular e já começou a enviar convites para as pessoas que irão participar dos testes, conforme revelou a Coluna do Broadcast, do Estadão, na sexta-feira (11). A fase experimental deve envolver participantes de todo o Brasil.
Nas mensagens enviadas ao grupo seleto de clientes, é informado que a “NuCel” deve começar a operar nas próximas semanas, de acordo com a publicação. Nesta primeira etapa, a fintech deseja identificar e corrigir possíveis falhas antes de lançar o produto de forma mais ampla.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda não há informações sobre planos e preços da operadora de celular do Nubank.Fonte: Getty Images/Reprodução
As primeiras informações sobre a operadora de celular do Nubank surgiram em abril, quando o banco digital recebeu a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ingressar no setor. A solicitação havia sido feita ao órgão entre o final do ano passado e o início de 2024.
Quando vazou o documento com o pedido realizado pela fintech, as ações das teles que atuam no Brasil apresentaram queda diante da possibilidade de uma nova concorrente. Vale lembrar que o banco digital domina uma fatia considerável do mercado de recargas para planos pré-pagos, chegando a mais de 20%.
Parceria com a Claro
O ingresso do Nubank no setor se dará por meio de uma Operadora de Rede Móvel Virtual (MVNO). Neste modelo, que também é seguido pelo Banco Inter, a empresa paga para usar a rede de uma operadora estabelecida, podendo comercializar seus próprios planos sem ter a infraestrutura física do serviço.
Conforme o contrato homologado pela Anatel no primeiro semestre, a fintech usará a rede da Claro em seu novo empreendimento. Apesar disso, não se descarta a possibilidade de parceria com outras prestadoras, futuramente.
Para analistas do mercado, a NuCel está alinhada com os interesses do banco digital em procurar novas fontes de receita além dos serviços financeiros e pode render bons frutos à companhia. Ainda não há uma data definida para o lançamento da operadora do Nubank.
Fontes
Categorias