O YouTube é o site de vídeos mais acessado por pessoas com mais de 18 anos no Brasil, além de ser a plataforma mais assistida em smart TVs – com mais de 75 milhões de usuários em 2023.
Foi o que a empresa divulgou na última quarta-feira (9), durante a décima edição do Brandcast, evento do YouTube voltado para o mercado publicitário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo os números apresentados pela empresa da Google, as pessoas estão assistindo mais conteúdos no YouTube durante a semana do que nas cinco principais emissoras de TV aberta do Brasil – para se ter uma ideia, são consumidas mais de 1 bilhão de horas de conteúdo diariamente pelo YouTube na televisão.
Transmissões esportivas
Além da ascensão das smart TVs, as transmissões esportivas também foram grandes propulsoras do sucesso da plataforma – mais de 25 bilhões de horas de conteúdo esportivo são consumidas anualmente em todo o mundo.
Já no Brasil, segundo pesquisa do Google com a Kantar, 84% dos espectadores afirmam que o YouTube tem o melhor conteúdo esportivo em 2024.
Nos Jogos Olímpicos, por exemplo, o canal da CazéTV, bastante conhecido no segmento, acumulou mais de 750 milhões de visualizações e 43 milhões de usuários únicos ao vivo na plataforma.
O canal Cazé TV, liderado por Casimiro, é um dos principais no segmento de esportes
Aproveitando o sucesso do canal liderado por Casimiro, o YouTube também anunciou que fechou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para a transmissão do Brasileirão Série A, um dos maiores campeonatos brasileiros de futebol. Os 38 jogos serão exibidos, narrados e comentados diretamente na Cazé TV e o contrato deve valer pelos próximos três anos.
Com a parceria, a diretora do YouTube na América Latina, Patrícia Muratori, ressaltou a mudança de comportamento na forma como os fãs consomem esportes.
“Futebol é uma paixão nacional e, desde 2019, temos trabalhado para trazer esse esporte ao vivo para o YouTube. Se no início precisávamos ensinar as pessoas a assistir à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro já sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo".
Além disso, o YouTube também é a única plataforma digital aberta a transmitir os jogos do Paulistão desde 2022.