A Shopee anunciou, nesta quarta-feira (02), a inauguração do seu primeiro centro de distribuição no estilo Fulfillment para o Brasil. Localizado na região metropolitana de São Paulo, a expectativa do marketplace é que produtos selecionados comprados pelos clientes da região sejam entregues até o dia útil seguinte.
A estratégia da companhia, que tem sede em Cingapura, é reduzir o tempo e as dificuldades na entrega de encomendas. Nessa modalidade chamada de Fulfillment, os produtos de vendedores brasileiros ficam armazenados no local e a Shopee atua como uma gestora dos pacotes por meio do aplicativo para realizar as compras.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O movimento da Shopee ainda contemplará os processos de armazenagem e embalagem dos produtos, que deve reduzir a carga de trabalho sobre os vendedores da plataforma. Inicialmente, o Fulfillment adotado pela marca contempla itens das categorias de eletrônicos, eletrodomésticos, consumo e estilo de vida.
Compradores que moram mais distantes da região metropolitana de São Paulo terão que esperar um pouco mais para receber suas mercadorias. (Imagem: Shopee)Fonte: Shopee
Shopee quer focar no empreendedor brasileiro
Segundo o head de Desenvolvimento de Negócios da Shopee, Felipe Lima, o foco dessa inauguração é apoiar o empreendedor brasileiro.
“A expectativa é que a eficiência logística e o suporte oferecido por nossos processos automatizados contribuam para que o negócio ganhe ainda mais agilidade e resulte em um aumento expressivo nas vendas desses lojistas”, explica o executivo.
Formato conhecido no mundo da logística, os centros de distribuição Fulfillment são uma solução no qual uma empresa envia parte do seu estoque para ser armazenado em outro local, pertencente a uma companhia parceira.
Nessa proposta, os produtos transferidos passam a ser uma responsabilidade de quem os armazena, gerindo etapas como a embalagem, despacho, etc.
Além do Fulfillment, a Shopee trabalha com outros 11 centros de distribuição no formato cross-docking, no qual as encomendas são coletadas nos vendedores e direcionadas a hubs para chegar ao destino.
Categorias