99 ainda busca formas de lançar transporte por moto em São Paulo

1 min de leitura
Imagem de: 99 ainda busca formas de lançar transporte por moto em São Paulo
Imagem: GettyImages

A empresa de transportes 99 diz que "segue interessada" em oferecer o serviço de transporte de passageiros em motocicletas em São Paulo. Na cidade, ainda há divergências sobre a legalidade de oferecer essa modalidade a partir de aplicativos, já que o serviço de mototáxi é proibido por lei na cidade.

Segundo a Reuters, que conversou com a companhia, a 99 está dialogando com a prefeitura de São Paulo para tentar uma liberação. "Os motoristas querem, as pessoas querem", disse à reportagem o diretor de comunicação da plataforma, Bruno Rossini.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com uma pesquisa da consultoria Access Partnership encomendada pela 99, 59% dos entrevistados "usariam serviços de moto por aplicativo" caso eles estivessem liberados. Rossini citou ainda a implementação da faixa azul na cidade, que é exclusiva para motociclistas, como uma novidade bem-vinda.

A 99 argumenta que o serviço por moto seria especialmente útil em regiões de baixa renda, onde os motoristas de carros por aplicativo costumam recusar mais corridas, e por ser uma forma mais acessível em preço de transporte.

Quando o 99 Moto chega em São Paulo?

A 99 lançou o transporte de moto por aplicativo em janeiro de 2023, quando o serviço chegou oficialmente a São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, as divergências com a Prefeitura levaram o serviço a ser suspenso na capital paulista após poucos dias.

O transporte por moto permaneceu inicialmente apenas no RJ — onde também encontrou trâmites legais, mas acabou liberado. Hoje, a modalidade já está em mais de 3 mil cidades brasileiras.

Oferecimento de transporte por moto já é comum em outros países e cresce no Brasil.Oferecimento de transporte por moto já é comum em outros países e cresce no Brasil.Fonte:  GettyImages 

A empresa recuou de oferecer o serviço em São Paulo após críticas do governo, que se disse preocupado com a segurança dos passageiros e condutores. Além disso, a gestão municipal alega possíveis impactos no sistema público de saúde, que poderia ficar lotado após acidentes consecutivos.

A suspensão segue em andamento após um decreto do prefeito Ricardo Nunes e segue sem alterações ou um prazo para ser resolvida. A Secretaria de Transportes de São Paulo alega que ainda está estudando o caso.

Em agosto, a 99 implementou dois novos mecanismos de segurança para ajudar na aprovação desse transporte: um alerta de velocidade e um relatório de segurança que avalia os motociclistas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.