O Kindle é o dispositivo digital de leitura mais popular do mundo. Produzido pela Amazon, ele é o companheiro perfeito para todo mundo que ama ler e gosta de estar com os seus livros sempre à mão.
Nem todo mundo sabe, mas o Kindle é um bom parceiro também para quem quer aprender um novo idioma. E há várias formas de fazer isso. Confira nesse artigo as nossas dicas que vão ajudar a turbinar os seus estudos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Fique por Dentro: 5 dicas para aprender inglês mais rápido e melhorar a memória
Como aprender um idioma no Kindle?
A verdade é que não há apenas uma maneira de usar o Kindle para estudar línguas. Você pode adotar inúmera formass para usar o seu dispositivo para esse fim. A seguir, apresentamos as mais indicadas. Acompanhe a leitura!
Com práticas simples, o Kindle auxilia no seu aprendizado de línguas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
1. Ler livros em outras línguas
Essa é a mais óbvia: estudar um novo idioma envolve ter contato frequente com a língua. E ler um livro no idioma que quer aprender, sem dúvida, é uma maneira de praticar todos os dias.
A melhor maneira de fazer isso é procurar obras que estejam no seu nível de conhecimento do idioma.
Ou seja: se você quer aprender inglês, não adianta pegar um livro muito mais avançado em relação ao que você já sabe – você vai acabar desistindo. O melhor é começar pelo seu nível e ir avançando aos poucos.
2. Usar a função de tradutor do Kindle
Além disso, o ideal é que, a cada palavra que você não entende do livro, busque traduzi-la imediatamente ao invés de seguir adiante na leitura. Deste modo, você vai aumentando o seu vocabulário o tempo todo.
Para fazer isso, você pode usar o próprio Kindle. É bem simples: você segura com o dedo em cima da palavra e o dicionário vai abri-la na tela.
A dica aqui é configurar para que seu Kindle fique na opção inglês-inglês (no caso desse idioma), ao invés de inglês-português. Isso vai potencializar o seu aprendizado.
3. Revisar as palavras novas
Essa é uma dica de ouro, mas que nem todo mundo sabe. Quando você pesquisa um termo novo no seu Kindle, ele entende que essa é uma palavra nova para você e a salva num local. Para acessar a lista, você deve clicar na parte superior do dispositivo, depois nos três pontinhos à direita, e por fim em "Construtor de vocabulário".
Ao entrar ali, você vai acessar uma lista de todas as palavras que você clicou. Pronto! Agora você pode revisar todas as palavras novas que aprendeu para fixar o seu aprendizado.
É possível traduzir um livro no Kindle?
O Kindle também traz uma opção bem interessante: ele oferece uma ferramenta de tradução instantânea, compatível com 20 idiomas diferentes. Mas é importante lembrar que ela não vai traduzir o livro todo, mas sim trechos específicos.
Dá para usar o Kindle para traduzir palavras e até páginas inteiras. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
No máximo você vai conseguir converter uma página por vez. Ainda assim, pode ser bem útil, dependendo da sua situação. E, para fazer a tradução, você deve seguir os passos abaixo:
1. Abra um livro no seu Kindle;
2. Toque na palavra ou no trecho inteiro para selecioná-lo;
3. Arraste o dedo pela tela para selecionar o texto;
4.Pressione o ícone de três pontos;
5. Selecione "Tradução";
6. Escolha o idioma para o qual quer traduzir;
7. Por fim, leia o conteúdo em português (ou em outro idioma que escolher).
Como ativar as dicas de vocabulário no Kindle?
O e-reader da Amazon também oferece (apenas para títulos em inglês) um recurso chamado Dicas de vocabulário, mas ele não está ativado em todos os livros. Se estiver, pode ser uma maneira bastante eficiente de otimizar o seu aprendizado em um novo idioma.
As Dicas de vocabulário podem dar uma forca a mais no seu aprendizado. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Para verificar se ele está ativado no seu livro, entre na página de detalhes do seu Kindle. Lá, deve aparecer "Dicas de vocabulário: Ativado" ou "Dicas de vocabulário: Não Ativado".
O recurso Dicas de vocabulário estará disponível nos seguintes dispositivos e softwares:
- Qualquer leitor eletrônico Kindle (6ª geração e posterior);
- Kindle para Android.
É possível mudar a linguagem do Kindle?
Outra maneira muito útil de treinar a língua, e que pode inclusive ser usada no seu celular, é alterar o idioma padrão do dispositivo. Isso irá mantê-lo em contato diário com a língua, sem escapatória, à medida em que você precisa "se virar" para poder usar o seu e-reader.
Mudar o idioma do seu Kindle faz você ter contato constante com a nova língua. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Para mudar o idioma padrão do seu Kindle, siga os passos apontados a seguir:
1. Abra o menu do seu Kindle;
2. Selecione "Language and Dictionaries";
3. Escolha a opção de idioma para o qual quer mudar;
4. Confirme em seguida a sua escolha;
5. Por fim, aguarde o reinício do seu Kindle. Agora, toda a comunicação dele deve aparecer no novo idioma que você escolheu.
Por fim, depois que houver a mudança de idioma, é importante verificar se o teclado e o dicionário estão configurados corretamente, para que você não tenha que arrumar isso mais tarde.
Ler livros em inglês ajuda no aprendizado do idioma?
Sim. Ler livros em inglês ou em outro idioma que você está estudando vai ajudar muito no aprendizado do idioma, uma vez que você vai ter um contato frequente com o vocabulário da nova língua e com a sua gramática.
Ler livros em outras línguas é uma das formas mais interessante de aprendê-las. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
- Aumento da compreensão: ler regularmente em outro idioma aumenta a sua capacidade de compreensão, aprimorando a sua familiaridade com a língua;
- Melhora do vocabulário: ler no idioma é uma das formas mais naturais de conhecer outras palavras, mas isso só vai acontecer se você pesquisá-las durante a leitura;
- Melhoria da gramática: essa prática também faz você ter contato com novas estruturas gramaticais e aprender a utilizá-las em frases e textos;
- Compreensão das diferenças: aos poucos, a leitura vai fazer que seu cérebro naturalize o outro idioma, compreendendo melhor as diferenças dele com a sua língua materna;
- Aprimoramento da fluência: você também vai ter um upgrade na sua fluência na língua, já que vai inseri-la no seu dia a dia;
- Aprimoramento da escrita: por fim, ler em outro idioma, como o inglês, ajuda a conquistar um novo vocabulário, o que vai fazê-lo sentir mais seguro para treinar a sua escrita e a usar corretamente a gramática.
Gostou desse conteúdo? Aqui no TecMundo você confere dicas valiosas que vão ajudar na sua rotina de estudos. Aproveite para ler sobre os melhores aplicativos para aprender inglês. Até a próxima!
Compre seu Kindle
Se você ainda não tem um Kindle ou está em busca de um modelo atual, essa é a sua chance de garantir o seu! Clique abaixo e confira mais informações:
Fontes