A Nvidia considera ter suas GPUs fabricadas por outras gigantes além da TSMC, tais como a Samsung. Em conversa durante a conferência Goldman Sachs Communacopia and Technology, o CEO da empresa, Jensen Huang, disse estar aberto para novas negociações.
O motivo dessa flexibilidade seria a tensão política entre China e Taiwan. Se o conflito aumentar e forem aplicadas sanções comerciais, a Nvidia pode ficar sem alternativas para manter o fluxo de fabricação de chips.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Nós optamos pela TSMC porque ela é ótima, mas, se necessário, podemos adotar outras, claro", pontuou Huang. O executivo reforçou que a fabricante é uma das melhores do mundo por uma "enorme margem".
Nvidia considera expandir fabricação de chips para outras empresas além da TSMC.Fonte: GettyImages
Atualmente, a TSMC é a única responsável pela fabricação de chips avançados da Nvidia. Ela é responsável pela entrega de plataformas de altíssima tecnologia, como os chips H100 e H200.
Além da Nvidia, a empresa também fornece chips para 60% do mercado. A Nvidia é o segundo maior cliente da empresa.
Contudo, depender exclusivamente de uma fábrica deixa a Nvidia vulnerável, e Huang reconhece essa questão. "Se qualquer coisa acontecer, devemos ser capazes de continuar a fabricação em outro lugar".
Naturalmente, essa migração não seria ideal e o processo pode não ter o mesmo nível de qualidade ou custo, ressaltou Huang, mas seria importante manter o volume de entregas.
Durante o discurso, Huang não mencionou especificamente optar pela Samsung para a fabricação de chips, mas a empresa é uma das grandes candidatas. Ela é a segunda maior empresa do segmento, estando atrás somente da TSMC.
Fontes