A convergência de Edge Computing, Cloud Computing e Inteligência Artificial (IA) proporciona uma ferramenta poderosa para empresas e profissionais de tecnologia lidarem com a crescente demanda por processamento de dados em tempo real.
Até o final de 2030, mais de 32 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo, de acordo com estimativa publicada no Statista. Isto representa o dobro de carros conectados, máquinas, medidores, sensores, terminais de pontos de venda, smartphones, wearables, SmartTVs e outros eletroportáteis inteligentes de 2023.
Cada uma dessas tecnologias, por si só, oferece capacidades únicas, mas quando combinadas, criam uma sinergia poderosa que impulsiona a inovação e a eficiência para lidar com grandes conjuntos de dados – um dos principais desafios da Era da Big Data.
IA, Edge e Cloud Computing na prática
A convergência entre tecnologias impulsiona o uso de IA nos dispositivos. (Fonte: GettyImages/Reprodução) Fonte: Getty Images
A combinação da IA, Edge e Cloud Computing torna mais ágil a automatização de tomada decisões, aumentando a eficiência e reduzindo custos. Os dados coletados na edge podem ser enviados para a nuvem para análise mais aprofundada, utilizando algoritmos de IA para identificar padrões e tendências.
Vamos entender como o papel de cada tecnologia e sua aplicação aos negócios.
Cloud Computing
No Cloud Computing, a nuvem oferece uma infraestrutura escalável e flexível para armazenar e processar grandes volumes de dados. Ela permite que as empresas acessem recursos computacionais sob demanda, pagando apenas pelo que utilizam.
A nuvem oferece recursos computacionais praticamente ilimitados, permitindo que as empresas escalem seus aplicativos conforme a demanda.
Serviços, como análise de dados, machine learning e desenvolvimento de software, são hospedados no cloud computing e podem ser utilizados para criar novas aplicações de forma rápida e econômica.
Edge Computing
O Edge Computing, por sua vez, torna o tráfego de dados mais eficiente e seguro, pois realiza o processamento mais próximos da fonte, ou seja, na borda da rede.
Isso reduz a latência e a dependência da nuvem, tornando possível realizar análises em tempo real e tomar decisões mais rápidas de forma independente.
Ao reduzir a quantidade de dados que precisam ser transmitidos para a nuvem, o edge computing também diminui a superfície de ataque e protege os dados sensíveis. Os dispositivos de borda podem tomar decisões autônoma, mesmo desconectados da nuvem, garantindo a continuidade dos processos críticos.
Inteligência Artificial
Com suas capacidades de aprendizado de máquina e deep learning, a IA permite extrair insights valiosos dos dados, automatizar processos e tomar decisões inteligentes, mas para tanto, precisa da infraestrutura que é fornecida pelo Cloud Computing e pelo Edge Computing de forma eficiente, econômica e segura.
Dessa forma, as aplicações de inteligência artificial como a criação de chatbots e assistentes virtuais e a análise de imagens e vídeos, podem ser elevadas a outro patamar de uso no crescente número de dispositivos.
Quais são os desafios e as oportunidades para a convergência da IA com Edge e Cloud Computing?
As legislações que garantem a privacidade dos usuários são desafios para aplicações que coletam e processam dados. (Fonte: GettyImages/Reprodução) Fonte: Getty Images
A convergência de edge computing, cloud computing e inteligência artificial traz desafios como a segurança dos dados sensíveis gerados e processados, cumprimento das leis de proteção de dados e a privacidade dos usuários e interoperabilidade entre diferentes sistemas e plataformas.
No entanto, ao aproveitar o potencial dessas tecnologias, as empresas podem obter uma vantagem competitiva significativa e se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais digital e conectado, com oportunidades como:
- Novos modelos de negócios como serviços baseados em dados e produtos inteligentes;
- Melhoria da eficiência de processos e a tomada de decisões baseadas em dados com impacto na significativa redução de custos;
- A personalização e a automatização de serviços que podem melhorar a experiência do cliente;
- Melhoria da qualidade de vida com o desenvolvimento de soluções para problemas sociais, como saúde, educação e meio ambiente;
- Otimização do uso de recursos naturais e redução do impacto ambiental.
7 setores que usam IA associada a Edge e Cloud Computing
A convergência do Edge Computing, Cloud computing e Inteligência Artificial está transformando diversos setores, impulsionando a inovação e a eficiência.
Vamos explorar algum dos cenários de utilização da tecnologia:
- Indústria 4.0: sensores instalados em máquinas industriais, controle de qualidade por imagens, otimização da logística com GPS e ações de robótica colaborativa com humanos.
- Saúde: dispositivos vestíveis para monitorar a saúde dos pacientes, diagnóstico precoce de doenças, tratamentos personalizados e telemedicina.
- Varejo: recomendações personalizadas a partir da análise do comportamento de compra dos clientes e gerenciamento de estoque inteligente com previsão da demanda com base em dados históricos e em tempo real.
- Finanças: Detecção de fraudes, análise de risco e personalização de serviços financeiros.
- Agricultura: monitoramento de cultivos, otimização da irrigação e previsão de colheitas.
- Energia: gestão inteligente da rede elétrica, otimização do consumo de energia e geração de energia renovável.
- Smart cities: monitoramento de tráfego, gestão de energia e serviços públicos.
O Futuro da Convergência
A convergência da IA, Cloud Computing e Edge Computing está apenas começando. No futuro, podemos esperar dispositivos de borda com maior capacidade de processamento e aprendizado de máquina.
A maior conectividade e menor latência do 5G e redes sem fio, impulsionam a adoção de aplicações em tempo real e com alta demanda por dados, especialmente algoritmos de IA mais sofisticados e a convergência com outras tecnologias emergentes, como blockchain e Internet das Coisas (IoT).
A Dell Technologies, reconhecendo o poder dessa convergência, oferece soluções completas que abrangem desde a infraestrutura de Edge Computing até a plataforma de Cloud Computing e ferramentas de Inteligência Artificial.
Profissionais autônomos de TI têm acesso ao que há de mais recente no mercado de IA, Edge e Cloud Computing através do programa Dell Expert Network. Acesse a LP do Tecmundo em parceria com o Programa e saiba mais.
Categorias