Anatel promete sistema de bloqueios de chamadas falsas para outubro

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Imagem: Getty Images

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preparando o lançamento de um novo recurso para o público brasileiro em outubro de 2024. A novidade é a plataforma que identifica se as ligações telefônicas que você recebe foram feitas por robôs, possíveis golpistas ou são legítimas.

O superintendente de controle de obrigações do órgão, Gustavo Borges, foi quem confirmou o novo prazo. Segundo o site Mobile Time, a Anatel agora espera uma adoção massiva por parte das maiores fabricantes de smartphones do país, que precisam colaborar com as operadoras para o bom funcionamento do serviço.

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Anteriormente chamada de STIR/SHAKEN, a tecnologia agora foi rebatizada como Origem Verificada para facilitar a compreensão por parte do público e a divulgação de novidades. Em outubro de 2023, quando já funcionava em caráter experimental, a Anatel bloqueou quase 600 empresas e cerca de 88,4 bilhões de chamadas ao identificar que elas eram feitas por robôs.

Anatel quer reduzir quantidade de ligações telefônicas indesejadas.Anatel quer reduzir quantidade de ligações telefônicas indesejadas.Fonte:  Getty Images 

No Origem Verificada, o consumidor consegue saber na tela do celular se o número que está ligando é confiável. Isso será mostrado a partir de um selo que indica a segurança da ligação, a origem dela e dados da empresa do outro lado da linha.

A ideia do serviço é também reduzir as chances de você cair nos golpes do estilo "falsa central de atendimento", muito usados para fraudes bancárias.

Mais mudanças na Anatel

A agência confirmou também que vai ampliar outro recurso que tenta reduzir as chamadas indesejadas no telefone. Os números de começo 0303, destinados para empresas ou organizações que oferecem serviços, terão regras mais rígidas de uso a partir do começo de 2025.

Lançado há dois anos, o programa de identificação de telemarketing via 0303 teve uma adoção considerada baixa pela Anatel. Originalmente, ele só era voltado para empreendimentos de vendas.

A partir do novo prazo, todas as "empresas ou entidades responsáveis por grandes volumes de chamadas" terão que adotar o número para que o consumidor saiba do que se trata a chamada. Na prática, companhias que realizam mais de 10 mil chamadas diárias se enquadram na categoria e precisam da regularização.

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