O presidente Lula fez uma crítica a pessoas que desafiam a legislação brasileira, em uma alusão ao comportamento de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). O comentário aconteceu em pronunciamento oficial da presidência da república exibido em rede nacional na última sexta-feira (06).
"Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira", disse o presidente. "Nossa soberania não está à venda", continuou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda que não tenha mencionado o nome de Elon Musk durante o discurso, a fala parece direcionada ao atrito entre o governo brasileiro e o bilionário. Desde a suspensão do X no Brasil, o dono da rede social usa a plataforma para criticar o Poder Judiciário e o Executivo.
"Democracia é o diálogo, é a convivência civilizada entre opostos. É o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas. Não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo", pontuou Lula.
X continua suspenso no Brasil
A suspensão do X no Brasil vai completar duas semanas na próxima quinta-feira (12). Até agora, não há indícios de que a plataforma voltará para o ar no país tão cedo.
Na semana passada, a briga entre o X e o governo brasileiro se estendeu às demais empresas de Elon Musk. Na quarta-feira (4), o bilionário ordenou a retirada de funcionários da empresa aeroespacial do país, segundo informações do The Wall Street Journal.
Por outro lado, as operações da Starlink continuam normais. Inicialmente, a provedora de internet se recusou a bloquear os acessos ao X, mas cedeu a ordem da Anatel dias depois.
Fontes