Este texto faz parte de uma série na qual o TecMundo apresenta as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura de 5 dos municípios que mais acessam o nosso site e que foram para o segundo turno. Confira, abaixo, todos os links com as propostas dos candidatos ao executivo municipal:
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura do 2º turno em Fortaleza (CE);
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura no 2º turno em Curitiba (PR);
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura no 2º turno em Porto Alegre (RS);
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura no 2º turno em São Paulo (SP).
…
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os eleitores de Belo Horizonte (MG) voltam às urnas neste domingo (27), quando acontece o segundo turno das Eleições 2024, para definir quem será o prefeito da capital mineira pelos próximos quatro anos. Atual chefe do executivo municipal, Fuad Noman (PSD) busca a reeleição na disputa contra Bruno Engler (PL).
No primeiro turno, Engler obteve um total de 433.853 votos, o que representa 34,48% dos votos válidos, enquanto Noman conquistou 336.442 votos, ou 26,54% dos votos válidos, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois seguem na disputa para administrar a maior cidade de Minas Gerais, que tem um dos escritórios do Google no Brasil e a San Pedro Valley, comunidade com mais de 300 startups.
O segundo turno das Eleições 2024 está marcado para 27 de outubro. (Imagem: Getty Images)
Fonte: Getty Images/Reprodução
Em relação às propostas de tecnologia, o candidato do PL tem planos de investir em câmeras corporais para os agentes da Guarda Municipal, embora defenda que o uso dos dispositivos seja opcional. Ele também menciona o uso da inteligência artificial na melhoria do trânsito e quer promover a eficiência energética com fontes limpas.
Já o concorrente do PSD quer focar em melhorar algumas realizações do seu atual governo, como ampliar o sistema integrado de prontuário eletrônico, que oferece ao médico acesso facilitado de todo o histórico do paciente. Avançar na adoção de ônibus elétricos é outro de seus planos na área tecnológica.
Confira as propostas de tecnologia e ciência dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte (MG) que estão no segundo turno:
Bruno Engler (PL)
Bruno Engler.Fonte: Wikimedia Commons
Em seu plano de governo, o candidato da coligação “Coragem para Mudar” afirma que pretende estabelecer uma “nova ordem tecnológica” na capital mineira. Na segurança pública, ele cita investimentos em câmeras de segurança, sensores, drones e sistemas de análise de dados.
O concorrente do PL também comenta sobre ferramentas tecnológicas na sala de aula e a importância de ter tecnologias limpas, promovendo a eficiência energética. Engler promete, ainda, atrair mais startups para a cidade.
Usar a IA para melhorar o trânsito de BH é outra proposta do candidato, que pretende adotar a tecnologia na gestão dos semáforos da cidade caso seja eleito, sincronizando os sinais de acordo com a demanda do momento.
Adotar um sistema de teleatendimento e criar um app para a marcação de consultas e exames também estão entre os seus planos.
Fuad Noman (PSD)
Fuad Noman.Fonte: TSE/Reprodução
Candidato à reeleição, o atual prefeito de BH quer dar sequência a projetos que receberam investimentos em sua gestão. Um deles é o Plano de Mobilidade Limpa, que prevê a substituição de 40% da frota atual por ônibus com energia limpa, incluindo ônibus elétricos, até 2030.
O representante da coligação “BH Sempre em Frente” também fala sobre a tecnologia na saúde, com a proposta de ampliar o prontuário eletrônico nos centros de saúde municipais.
Se reeleito, Noman promete, ainda, ampliar a estrutura do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), além de criar programas para financiar as atividades do espaço e atrair novas empresas.
A iniciativa fundada pela prefeitura de BH, em parceria com o governo estadual, UFMG, Sebrae e Fiemg, abriga centros de tecnologia e empresas inovadoras.
*Matéria atualizada em 23/10/2024, às 13h30, com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte que disputam o segundo turno das Eleições 2024. A matéria foi originalmente lançada antes do primeiro turno das Eleições 2024 com todos os candidatos à prefeitura.
Fontes