Este texto faz parte de uma série na qual o TecMundo apresenta as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura de 5 dos municípios que mais acessam o nosso site e que foram para o segundo turno. Confira, abaixo, todos os links com as propostas dos candidatos ao executivo municipal:
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura do 2º turno em Belo Horizonte (MG);
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura no 2º turno em Curitiba (PR);
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura no 2º turno em Porto Alegre (RS);
- Conheça as propostas para a ciência e tecnologia dos candidatos à prefeitura no 2º turno em Fortaleza (CE);
…
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o maior colégio eleitoral do Brasil – com mais de 11 milhões de habitantes e quase 9 milhões de eleitores –, São Paulo se prepara para mais o segundo turno em 2024.
Apesar de concentrar boa parte da riqueza do país, a maior cidade da América Latina tem um histórico complexo de problemas de habitação, saúde, segurança, emprego e mobilidade urbana.
No primeiro turno das eleições de 2024, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) teve 29,48% dos votos válidos. Na segunda colocação esteve o candidato Guilherme Boulos (PSOL), que teve 29,07% dos votos.
Para ajudar o eleitor a decidir o seu voto, o TecMundo preparou uma série especial. Nós elencamos as propostas e um pouco da visão dos dois candidatos sobre temas importantes para qualquer cidade atualmente: tecnologia, ciência, sustentabilidade e mobilidade.
Enquanto Ricardo Nunes cita ferramentas tecnológicas que se propõem a melhorar a segurança da cidade, Guilherme Boulos tem um plano de melhorias para questões urbanas e sustentáveis.
Confira, a seguir, o que pensam e qual o planejamento de cada candidato de São Paulo no segundo turno das Eleições 2024:
Guilherme Boulos (PSOL)
O deputado federal e professor Guilherme Boulos está se candidatando à prefeitura de São Paulo pela segunda vez (a primeira foi em 2020) pelo PSOL.
Chamado de “Amor por São Paulo”, o plano de governo do candidato destaca a promessa do uso de tecnologia em várias frentes. Primeiro, ele sustenta que quer tornar a capital paulista uma cidade “inovadora, conectada com a economia digital”.
De maneira prática, Boulos promete criar os “corredores verdes”, que são faixas urbanas que têm caráter ecológico. Para isso, ele afirma que vai utilizar tecnologia para monitorar a saúde das árvores, por exemplo. Ainda neste tema de sustentabilidade, o plano diz de maneira genérica que serão agregadas tecnologias aos serviços de corte, poda de árvore, capinação e outros.
Na economia, o candidato pretende criar parcerias com universidades para promover atividades no complexo econômico e industrial, através de polos tecnológicos. Além disso, ferramentas tecnológicas serão utilizadas em um programa de recuperação da dívida ativa, para identificar e cobrar grandes devedores da prefeitura.
No ponto de acessibilidade, ele promete fornecer tecnologias assistivas (dispositivos, materiais, informática, equipamentos, mobiliário) para o acesso à comunicação e informação por meio de línguas, linguagem e códigos.
No ponto da educação, Boulos afirma que se for eleito, criará centros de oportunidade, que serão espaços com wi-fi livre e cursos da economia criativa como programação, tecnologia da informação, tecnologia ambiental e mais.
Ricardo Nunes (MDB)
O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, concorre à reeleição pelo MDB. Ele já foi eleito vereador por duas vezes na capital paulista. Logo no começo de seu plano de governo, ele afirma que quer utilizar “tecnologias inovadoras” para deixar a gestão pública mais transparente e participativa.
Na saúde, Nunes promete que irá expandir a telemedicina, consolidar o prontuário eletrônico único e investir em inteligência artificial para agilizar diagnósticos e tratamentos.
No campo da segurança, o candidato à reeleição quer expandir o programa de videomonitoramento Smart Sampa, que integra sistemas de informações.
Combinando planos realizados enquanto prefeito e propostas futuras, o candidato prometeu um “um ecossistema de inovação”, com a implementação de 10 centros de inovação aberta em Smart City e Inteligência Artificial, priorizando áreas periféricas da cidade. Sobre isso, será organizado um Distrito de Inovação, que terá o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico.
Apostando bastante na infraestrutura da cidade, Nunes promete melhorar a infraestrutura de São Paulo com projetos de IoT, IA, ampliação do Wi-Fi Livre SP, imagens via satélite e mais utilização de drones, por exemplo.
O candidato à reeleição ainda cita o tema tecnologia em soluções de mobilidade urbana (com veículos de emissão zero), moradia (plataformas para agilizar processos de políticas habitacionais), combate à corrupção (IA e big data para prever anomalias na gestão pública).
*Matéria atualizada em 23/10/2024, às 13h30, com os candidatos à prefeitura de São Paulo que disputam o segundo turno das Eleições 2024. A matéria foi originalmente lançada antes do primeiro turno das Eleições 2024 com todos os candidatos à prefeitura.