50% das empresas criadas na pandemia já foram fechadas em 2023, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: 50% das empresas criadas na pandemia já foram fechadas em 2023, diz estudo
Imagem: GettyImages

Cerca de 50% dos comércios abertos durante o período da pandemia fecharam até 2023, de acordo  dados levantados até abril do ano passado. A informação constava em uma pesquisa realizada pela Neoway, empresa especializada em inteligência artificial e big data que faz parte do grupo B3, que aponta o setor de serviços como um dos mais afetados.

Segundo o levantamento, 65% das empresas abertas durante a pandemia da COVID-19 que haviam fechado até o início de 2023 eram correspondentes ao setor de serviços, ou seja, algo em torno de 2,8 milhões de estabelecimentos. Por outro lado, a fatia correspondente ao comércio é de 1,3 milhão e o setor industrial representa 303 mil empresas falidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A situação é ainda mais complicada para quem era microempreendedor individual (MEI), que representa 80% dos empreendedores que fecharam suas companhias.

Hábitos e tendências de consumo também foram drasticamente alteradas nos últimos 4 anos.Hábitos e tendências de consumo também foram drasticamente alteradas nos últimos 4 anos.Fonte:  GettyImages 

Dentre os estados mais afetados, destacam-se São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, em ordem.

Erros comuns ao abrir empresas

Dados da empresa BigData Corp indicam que em 2023 o número de lojas virtuais aumentou em 17%, chegando a aproximadamente 1,9 milhão de empresas na internet. Com a alta quantidade de empreendedores, o CEO da Hostinger, Rafael Hertel, explica que grande parte desse público fica 'paralisado' ao aguardar decisões perfeitas.

Hertel conta que o primeiro passo antes do lançamento de um produto é a criação de um MVP (Produto Mínimo Viável), ou seja, a versão mais simples e funcional daquele produto. O CEO comenta que “a velocidade de execução é uma vantagem competitiva, e a hesitação pode levar à perda de oportunidades importantes”.

Dentre os principais erros na hora de abrir uma loja virtual, a Hostinger revela que não ter um planejamento claro, a escolha de uma plataforma errada, falta de um bom marketing digital e não entendimento de sua concorrência, são erros básicos.

A companhia ainda cita que o não investimento em normas de segurança e uma experiência de usuário ruim afasta potenciais clientes, gerando o fim de muitas empresas.

A Hostinger ainda possui algumas dicas interessantes para quem precisa ganhar dinheiro rápido com a internet, como programa de afiliados e a técnica de dropshipping.

*Matéria atualizada em 02/09/2024, às 11h23, com a informação de que o estudo da Neowin é relativo ao ano de 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.